arrow_backVoltar

Global Entrepreneurship Monitor

Brasileiros entre os + empreendedores

17.03.09

O brasileiro é o terceiro povo mais empreendedor entre os membros do G-20 (formado pelos países mais ricos e principais emergentes).


Com uma taxa média de empreendedorismo de 12,02% em 2008 - o que significa 12 empresários em estágio inicial a cada 100 pessoas economicamente ativas -, o país só ficou atrás de Argentina e do México, com médias de 16,5% e 13,1%, respectivamente.


No ranking geral de empreendedorismo da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada nesta terça-feira (17), o Brasil está na 13ª posição, entre os 43 países avaliados.


A pesquisa GEM mostrou ainda que a qualidade do empreendedorismo praticado no país melhorou.


Pela primeira vez desde 2000, quando o levantamento começou a ser realizado, a quantidade de pessoas que abrem um novo negócio por opção superou as que o fazem isso para sobreviver.


Para cada brasileiro que empreende "por necessidade", há agora dois empreendedores "por oportunidade".


Apesar disso, os novos negócios brasileiros ainda são pouco inovadores. Segundo a pesquisa, apenas 3,3% dos empreendedores consideram seus produtos uma novidade no mercado. Cerca de 85% admitem que sua tecnologia é utilizada há mais de cinco anos.


O estudo foi patrocinado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) foi responsável pelo levantamento no país.


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo, leia na íntegra aqui.

Global Entrepreneurship Monitor

/