arrow_backVoltar

Automóveis

GM perde liderança mundial para Toyota

21.01.09

A General Motors anunciou nesta quarta-feira (21) que as vendas de seus veículos em 2008 caíram 11%, o que fez com que a Toyota Motor tirasse da montadora norte-americana o título de maior do mundo.


A GM tinha o título de líder global em vendas de veículos há 77 anos e costumava usar isso em suas campanhas de marketing.


A GM e a Toyota encerraram 2007 praticamente empatadas. A GM vendeu 9,369 milhões de veículos, incluindo os comercializados por joint-venture na China. Enquanto isso, a Toyota vendeu naquele ano 9,366 milhões de veículos.


Também nesta semana, a Toyota divulgou que suas vendas no mundo em 2008 caíram 4%, para 8,97 milhões de veículos, também prejudicadas pela crise global.


Mas tanto GM quanto a Toyota minimizaram a importância da troca na liderança do mercado.


"Participação nem sempre paga contas", disse Don Esmond, vice-presidente sênior de operações norte-americanas da Toyota, quando perguntado em uma conferência do setor sobre a liderança da indústria.


No Brasil, a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) divulgou lista em que a GM aparece como líder na venda de carros novos de passeio na primeira quinzena de janeiro, deixando Fiat e Volkswagen para trás (leia aqui).


Leia anterior sobre assunto aqui.

Automóveis

/