Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ibope Inteligência divulga estudo
O Ibope Inteligência apresenta resultados da pesquisa "Tendências Imobiliárias", que traz informações para o mercado imobiliário.
O estudo representa o universo de aproximadamente dois milhões de famílias residentes na Grande São Paulo e de um milhão de famílias moradoras do Grande Rio de Janeiro, das classes A, B e C1.
Os resultados mostram que 22% das famílias do Rio de Janeiro e 27% das famílias de São Paulo têm intenção de adquirir um imóvel.
Com relação ao tipo de imóvel desejado, os consumidores se dividem de acordo com seu poder aquisitivo. Famílias de maior renda (classes A e B1) declaram-se mais interessadas em comprar apartamentos, enquanto os consumidores de renda média preferem casa.
A necessidade de mais espaço e liberdade são apontadas como as maiores razões para compra de uma casa. Dentre os interessados em adquirir apartamentos, a segurança figura como o fator de maior importância, com 81% de prioridade em São Paulo e 79% no Rio de Janeiro.
Apenas 9% dos consumidores paulistas e cariocas pretendem comprar um imóvel na planta. Os demais irão buscar imóveis prontos, usados ou recém-construídos.
Quanto às características do imóvel, a preferência das famílias é por imóveis com dois quartos (53% em São Paulo e 60% no Rio), dois banheiros (61% em cada cidade pesquisada) e uma vaga na garagem (47% em São Paulo e 68% no Rio de Janeiro).
Sobre as características do prédio, piscina e sauna não mais se destacam entre as preferências para o consumidor. Em São Paulo, esses dois ítens são valorizados por 34,5% e 21% das pessoas, respectivamente. No Rio, 32% das pessoas acham importante ter piscina no condomínio e 24%, sauna.
A íntegra da pesquisa "Tendências Imobiliárias" é comercializada no mercado por meio de um software. O relatório do Ibope Inteligência detalha todos os atributos do imóvel e da região que os consumidores mais valorizam.