arrow_backVoltar

Suzuki

Africa vai remunerar Mico Toledo

14.10.10


O polêmico caso de ilustração criada pelo brasileiro Mico Toledo e usada pela Africa, em campanha do Grand Vitara da Suzuki, sem prévia autorização do autor, foi resolvido agora pela agência.



Toledo, que é ex-Leo Lisboa e hoje vive em Londres, será remunerado pelo uso de sua ilustração. O caso espalhou-se rapidamente pelo Twitter.



A Africa informa agora ao Clubeonline que "houve um erro operacional da agência. Ao reconhecer tal erro, a Africa entrou imediatamente em contato com o ilustrador Mico Toledo, que está sendo devidamente pago pelo seu trabalho. O autor da ilustração original irá receber pelos serviços prestados".



Conheça a iniciativa Music Philosophy de Mico Toledo, de onde saiu a ilustração original, aqui.



A ilustração em questão refere-se à música "Why Worry", da banda Dire Straits.
Comentários
Claudia Albuquerque - Laís, minha irmã trabalha na SONY Music International comentou que a Sony entrará com um processo contra esse designer por uso indevido de letras de música de artistas consagrados. O designer vende camisas/posters sem pagar direitos autorais. Acho que de Mico Toledo só vai sobrar Mico.



Criativo de Galochas - Primeiro informa que pagou para um ilustrador. Agora, diz que foi um "erro operacional" e vai pagar para o verdadeiro criador. Que MICO África. Que MICO!



Thiago Corrêa -  Um caso desse não surpreende, vindo de uma agência que se orgulha de ter produzido um símbolo como o da Copa de 2014 - e o pior, sem ter se posicionado contra a falta de um júri técnico na escolha dessa mesma.



MartinsPF - CONFIRMADO - Eu não sou da área mas eu dificultaria ao máximo para eles, não aceitaria o acordo inicial, pediria pra tirar tudo que é meu e não autorizado do anúncio, faria bagunça. Mas sei que eles vão compensar $ bem e não deve acontecer isso. Mas usar e só depois pagar não se tornará correto nunca.



ricardo -  Esta campanha é gigante, tem mais de uma dúzia destas cabeças e outros ícones, este foi o único que deu plágio, é varejo ainda, acho muito pouco pra muito alarde, tem muita coisa chupada que ganhou prêmio grande e levantou a vida de muita gente, acho que a galera está sendo meio cruel.



ricardo - Falar do logo da Copa então é RIDICULO



Tiago -  "micos" de sucesso, primeiro a Logomarca Chico Xavier da Copa de 2014, e agora o caso MICO Suzuki! Parabéns!



Um qualquer - era so uma ¨referencia¨gente!



 Salgado Santarém -  Meu deus, que MICO! Se fosse uma agência da minha cidade eu até entenderia. Mas a Africa?
lucas - "acho muito pouco pra muito alarde" (ricardo) Agora essa... roubar 'um pouco' de ideia pode? Não é porque tem muita gente fazendo carreira em cima da ideia de outros que vamos institucionalizar o plágio. Por mim, o CONAR devia multar a Africa. E tem mais: se a Sony processar o Mico pode saber que foi macumba! hahaha



 rui - lembrando que quem fez isso (chupada) nao foi a africa, mas algum diretor de arte 'espertinho' da agencia, o q nao significa absolutamente que a agencia concordou com isso.  Obviamente a Africa so descobriu a meleca qdo Mico começou a reclamar no tuiter. Calma pessoal.



 Jean Zamprogno - "algo me diz que esse primeiro comentário é de alguém que estava na ficha técnica da áfrica"



Caio - Concordo com o Zampa! e sobre o plagio, que bom que o erro foi assumido. Melhor assim.



Aline Rodrigues - É realmente lamentável. Mas a "culpa" pode ser apenas do Dir. de Arte, que "fingiu" que criou. Sei lá. Pessoal, vejam outras polêmicas da propaganda https://fantasticomundopublicitario.wordpress.com/category/polemicas/



João -  Piada pronta: por usar ilustração no trabalho pra Suzuki, a Africa teve que pagar o mico...Mico Toledo, o ilustrador.



Jah Boulany -  Para fechar com chave de ouro, lá vai o comentário que todos mundo aguardava: FINALMENTE, A ÁFRICA PAGOU O MICO !!!!



Melissa -  Claudia, uma coisa é uma agência do porte da África usar uma imagem de um artista sem pagar por ela. Outra coisa é um artista se inspirar em letras de música e criar arte original em cima disso. Se uma corporação do tamanho da Sony realmente se der ao trabalho de levar a processo um caso como esse, ela é maligna e oportunista, vivendo de olho bem aberto pra ver se pode processar quem quer que seja - e não pra ver se algo realmente está prejudicando a empresa. A Sony processa o designer - que deve estar lucrando quase quarenta dólares por ano com a venda de posters com frases devidamente creditadas aos seus autores - e em vez do faturamento anual de 77.8 bilhões de dólares, ela vai faturar $77.800.000.002 bilhões e o tal Mico, que deve viver de arte, fica sem comer coxinha por um ano, ainda mais que coxinha em Londres é luxo.



Suzuki

/