arrow_backVoltar

TV digital

Passagem deverá deixar 23 mil sem sinal, nos EUA

27.05.08

A interrupção na transmissão de televisão analógica nos EUA, marcada para 17 de fevereiro de 2009, deverá deixar cerca de 23 mil pessoas sem receber sinal de alguns canais.


Estudo do Government Accountability Office (GAO, braço investigativo do Congresso norte-americano) dá conta de que 11% das estações transmissoras afirmaram que devem perder área de cobertura após a migração completa do sistema.


Se nos EUA, em fevereiro do próximo ano as emissoras devem parar de transmitir sinal analógico, passando a utilizar apenas a TV Digital, no Brasil, medida semelhante está marcada para 2016, segundo o cronograma oficial.

Para ver televisão, será preciso utilizar um conversor embutido ou conectado ao televisor.


Um outro estudo, divulgado pela consultoria Centris, de Los Angeles, divulgado em fevereiro, mostra um cenário muito pior. Segundo o jornal "The New York Times", problemas com o sinal podem fazer com que 5,9 milhões de pessoas recebam menos canais na era digital do que no tempo da TV analógica. Os dados levam em conta inclusive pessoas que compraram o conversor.


Segundo a Centris, muitos espectadores terão de comprar antenas externas para continuar vendo TV. O sinal digital sofre mais interferência de objetos como árvores, prédios e montanhas que o analógico.


Apesar disso, para a GAO, as estações de transmissão fizeram um "progresso substancial" na transição para a TV Digital. Cerca de 91% das 1.122 transmissoras ouvidas pela pesquisa afirmaram que já transmitem esse tipo de sinal.


No Brasil, um estudo da Philips divulgado em abril mostra que o sinal digital das TVs abertas é falho em 33% da Grande São Paulo. Com isso, a cobertura da TV digital só é satisfatória em 2 milhões dos 5,5 milhões dos domicílios da região metropolitana.


O estudo mostra que, dependendo da localização do televisor e do material usado no imóvel (paredes muito grossas, por exemplo), o usuário pode ter que instalar uma antena externa para receber um bom sinal.


Com informações da Folha Online.

TV digital

/