arrow_backVoltar

Meio Ambiente

Ibama multa Vale

10.07.08

A mineradora Vale do Rio Doce foi multada na quarta-feira (9) em mais de R$ 5 milhões pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O órgão afirma que a empresa vendeu ilegalmente cerca de 9,5 mil metros cúbicos de madeira e mantinha, também de forma ilegal, 612 metros cúbicos de madeira em tora, no município de Paragominas, no sudeste do Pará.


Segundo o coordenador da operação, Paulo Maués, além dessas infrações a empresa não apresentou registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama, o que custou à mineradora R$ 9 mil em multas. A companhia também foi autuada por não ter apresentado ao órgão ambiental responsável os relatórios do CTF referentes aos anos de 2006 e 2007.


De acordo com Maués, a mineradora precisa desmatar muitas áreas verdes para avançar suas frentes de lavra e essa atividade gera volumes de madeira de diversas essências.


Segundo a Vale, o problema ocorreu a partir de erro em um inventário sobre a quantidade de madeira que seria removida da área de lavra, que previa a retirada de 11 mil metros cúbicos de vegetação. A quantidade removida, no entanto, chegou apenas a 2,7 mil metros cúbicos, o que teria levado o Ibama a entender que a empresa teria vendido ilegalmente a diferença.


 O diretor de meio ambiente da empresa, Luiz Claudio Castro, informou que houve erro na elaboração do inventário, o que resultou na demissão dos responsáveis. "A remoção, na verdade, foi quatro vezes menor do que estava previsto", afirmou.


Castro disse ainda que a empresa levará as explicações ao Ibama para tentar chegar a um consenso. "Eventualmente, nós podemos fazer um recurso administrativo ao Ibama", disse. A empresa afirma que contratará empresa independente para fazer uma revisão completa de todos os inventários feitos na região.


As infos são do G1 

Meio Ambiente

/