Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
PJ e J@b visitam virais & cia
Na edição 2010 do Fiap, o brasileiro PJ Pereira, da Pereira & O'Dell, e Joakim A. Borgstrom, o J@B, da Wieden + Kennedy Amsterdã, ministraram palestra em conjunto, acompanhados no palco por Alexandre Cardoso, diretor de marketing do Terra, empresa que patrocinou a vinda da dupla a Buenos Aires.
Os palestrantes demoraram a decidir em que língua iriam falar. PJ quis manter o português mas, depois de um tempo, a plateia, que não estava entendendo nada, pediu que ele passasse ao inglês. J@b que é sueco mas fala muito bem o espanhol, acabou abandonando a língua local e migrando para o inglês, para acompanhar PJ (ou "Pigei")
A dupla iniciou falando um pouco da trajetória de cada um e, em seguida, apresentou uma série de trabalhos digitais, poucos deles de criação própria. Exibiram as campanhas, muitas delas já conhecidas, e traçaram comentários sobre.
Alexandre Cardoso abriu o bate-papo ressaltando que cerca de 300 milhões de pessoas, hoje, assistem vídeos via internet, a cada mês. E que, neste mesmo período, 12 milhões de vídeos são postados, mundo a fora. Destacou ainda a difícil disputa por espaço entre o conteúdo amador e o profissional: um desafio para o mercado de comunicação.
PJ disse que em sua agência ocorrem, por exemplo, shows de música durante o expediente, uma vez que busca construir um ambiente onde cultura e tecnologia se misturem: "Prefiro ver gente do que só propaganda", comentou (veja mais aqui).
Alguns dos trabalhos apresentados pela dupla foram Zack Johnson, para Tampax, campanha para o Super Monkey Ball, de Sega, em The True Adventures of Chad, Roller Babies, de Evian, viral assistido por cerca de 100 milhões de pessoas, Legoclick.com, recente comercial da Nike para Tiger Woods, embalado pela voz do pai do atleta, Where is Dexter, Epson Extreme Gaming with an projector, Let's Fifa 2010, da W+K Amsterdã, Wranger Blue Bell e mais uma ação do movimento Live Strong, da Nike, desta vez para Tour de France, com a invenção do Chalkbot - o site oficial saiu do ar mas você pode entender a ação clicando aqui.
Aliás, esta ação envolvendo o Chalkbot foi, segundo PJ, a que mais ele invejou, no bom sentido, nos últimos tempos.
Sobre os bebês do viral de Evian, PJ disse que não gosta mas respeita: "Como não respeitar um viral que atingiu, pelo que consta, cerca de 100 milhões de pessoas? Tudo bem que ele usou uma fórmula fácil, mas conseguiu muito mais do que seu objetivo".
Mas que diabos água e bebês animados sobre patins têm a ver um com o outro? Bem, na França, onde foi criado o trabalho, a Evian costuma mandar às mamães, na maternidade, uma cesta com garrafas de água, num gesto de boas vindas à criança e na tentativa de registrar a pureza do momento. Então, para os franceses o filme faz todo o sentido. Contudo, mesmo sem fazer sentido algum para o resto do mundo, ele foi considerado "so cute" por milhões e milhões, do Brasil ao Japão.