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LatinPanel

Todas as classes consumiram + no 1º trimestre

13.05.09

A crise não afetou o consumo das famílias brasileiras em termos de alimentos, bebidas, higiene / beleza e limpeza do lar.


Pesquisa da LatinPanel dá conta de que houve aumento em gastos e em volume em todas as cestas pesquisadas e classes sociais no primeiro trimestre ante igual período do ano anterior.


O volume de compras subiu 9%, e os gastos, 15%, com destaque para o consumo das famílias das classes D e E, beneficiadas pelo aumento real do salário mínimo e por programas sociais, como o Bolsa Família.


Parte da expansão se deve à maior folga no orçamento mensal com a diminuição na demanda por bens duráveis, que perderam mercado com a retração no crédito.

A frequência de idas ao ponto de venda também cresceu: 6% no geral e 8% entre a população de baixa renda.


"O consumidor está mais crítico, fazendo compras mais 'picadinhas'. Vai comprando à medida que precisa", afirma Ana Claudia Fioratti, diretora-executiva do instituto de pesquisa que acompanha semanalmente 8.200 domicílios em todo o país.


A cesta de higiene e beleza foi a que teve o maior crescimento nos gastos no primeiro trimestre e nos últimos 12 meses, encerrados em março, na comparação com os respectivos períodos anteriores.


Para Marcos Quintarelli, consultor especializado em varejo, isso reflete as despesas mais criteriosas também com serviços. Um exemplo: as pessoas preferem fazer tratamento e pintura de cabelo em casa em vez de ir ao cabeleireiro. "O consumidor está trocando hábitos de consumo e isso deve continuar até o fim do ano."


Outro estudo feito pela TNS World Panel, grupo ao qual pertence a LatinPanel, em 11 mercados da Europa, da Ásia e da América Latina, aponta o Brasil como o terceiro colocado em expansão no volume de compras de bens não duráveis, considerando a variação nos últimos 12 meses até fevereiro. Em gasto, o país ocupa a quarta posição.


Com Folha Online, na íntegra aqui.

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