arrow_backVoltar

Embalagem

Acordo deve reduzir consumo de sacolas plásticas

26.05.08

Representantes da Indústria do Plástico e associações de supermercados assinaram nesta segunda-feira, 26/05, compromisso de parceria para a implantação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.

O acordo tem como objetivo promover a melhoria da qualidade das embalagens e realizar ação educacional para esclarecimento da população sobre formas de uso mais responsável. A previsão é de que com essas ações seja possível reduzir o consumo de embalagens plásticas em, no mínimo, 30%.


Pesquisa realizada pelo Ibope, no fim do ano passado, com 600 pessoas mostrou que 71% delas manifestaram-se favoráveis ao uso de sacolinhas plásticas como forma ideal para o transporte de compras.

O estudo revelou ainda que 100% delas usam as embalagens para o descarte do lixo doméstico, dispensando a necessidade de compra de sacos para esse fim.


A parceria foi firmada na cerimônia de abertura da Apas 2008 com a participação de cinco entidades – Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Paulista de Supermercados (Apas), Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP) e Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief).


O compromisso acontece inicialmente por meio de projeto piloto que será realizado a partir do dia 28/06 em dezoito supermercados na Grande São Paulo.

O grupo Pão de Açúcar participará com nove lojas. A rede já recebe material plástico em suas Estações de Reciclagem e também lançou, há três anos, os primeiros modelos de sacolas retornáveis do varejo brasileiro, em parceria com a Fundação S.O.S. Mata Atlântica.

Comentários

rosana rocha - Louvável! Espero que esta iniciativa provoque mais o senso de responsabilidade de todos quanto os cuidados ao planeta.


 

Embalagem

/