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Comunicado

PepsiCo se posiciona sobre filme de Doritos

16.03.09

A PepsiCo enviou comunicado reiterando que a "diversidade e a inclusão" fazem parte dos valores defendidos pela companhia.


A mensagem da empresa é um posicionamento sobre o filme "YMCA" (assista aqui), criado pela AlmapBBDO para Doritos, apontado, por uma parte do público, como 'homofóbico'.


Leia abaixo comunicado da PepsiCo na íntegra:


"Um dos pilares defendidos pela PepsiCo é a diversidade e inclusão. Nunca aceitaríamos o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda.
 
Neste sentido, a nova campanha de Doritos, lançada no dia 08 de Março deste ano, tem como conceito demonstrar como é gostoso consumir Doritos entre amigos. A linha de criação foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa está sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado. Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunicação completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos.


Utilizando a assinatura “Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos.”, foram criados filmes, sites e materiais para ponto de venda que materializam esta assinatura através de uma divertida campanha que lembra, de forma descontraída, que todos nós já pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imitação embaraçosa. Os filmes YMCA e Hélio mostram justamente isso, como todos já passamos por situações em que achávamos que estávamos sendo engraçados, mas na verdade estávamos pagando um grande mico. A brincadeira continua no site www.doritos.com.br, onde é possível colocar fotos que comprovem momentos engraçados e esquisitos da história de vida de cada um.
 
Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo público, em pesquisa, antes do início da veiculação, justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos – o próprio Orkut conta com comunidades como "Eu Já cantei no karaokê", "Eu já fiz dancinha do YMCA", entre outras, comprovando como é mesmo engraçado. Os filmes estão agradando muitos consumidores, que têm se manifestado sobre a graça da situação. Da mesma forma, o site da campanha está com um grande número de participações e muitas fotos de pessoas que entraram no espírito da brincadeira e quiseram dividir e se divertir com os micos postados no site.
 
Especificamente no caso do YMCA, a dancinha é tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.
 
Respeito, compartilhamento e inclusão foram e sempre serão valores indispensáveis para a Pepsico."


Comentários

danilo - A campanha é ótima, ta ficando chato criar aqui no brasil pq a "assossiação dos sem nada pra fazer" sempre quer podar algo que seja um pouco mais inteligente e tenha humor. Parabéns ao cliente que aprovou uma boa campanha.


Marcos Coimbra - Ok, ok, blá-blá-blá corporativo à parte, não se diz mais Homossexualismo. O sufixo "ismo" é dado à doenças (ex.: raquitismo). Desde que a OMS retirou do Código Internacional de Doenças qualquer menção a "Homossexualismo", essa palavra foi abolida, e a prática de relações entre pessoas do mesmo sexo passou a ser tratada como "Homossexualidade".


Vinícius Spanghero -  A campanha tá demais, é uma sátira e traz à tona situações "constrangedoras" porém muito engraçadas que qualquer um de nós, independente da opção sexual, credo, etnia ou qualquer característica, por mais individual que seja, está sujeito a passar ou já passou. Pra mim, é criativa, irreverente e com certeza eficaz. Parabéns para a Almap e pra PepsiCo. Tem que ser muito macho pra colocar uma campanha dessa no ar ; ]


 kiska - Gente, É só propaganda!!!! E muuuito boa. Que coisa chata, to 100% com o Danilo, ta um porre trabalhar com publicidade no Brasil.


tem dó - gente, o menino tá muuuito mais para um irmão mais novo atrapalhado do que para gay. tem dó. ele é desengonçado não é demunhecado. olha, ser gay dever ser complicado, mil barreiras e tudo mais. mas gay sempre teve postura legal. esse grupo que fica procurando pêlo em ovo esquece da origem do nome que define o grupo: alegria. gente, vao curtir a vida e parem de enxergar preconceito onde só há uma brincadeira bobinha. 


caracas - pô, tá cheio de publicitario gay e a classe sempre teve simpatia pelos gays. nada a ver criar esse clima pesado e tenso por nada. por um 'menino mais novo da turma bobão' fazendo dancinha no carro. muito barulho por nadaaaaaaaaaaaaaaaaa.


Thiago Almeida - Piadinha nos moldes do casseta e planeta. Não atrai muito e, soa como "coisa" passageira. Quem achou a "super sacada", precisa se atualizar e ver mais filmes.


Filipe -  Ae Santiago, é brasil mesmo??? kkk


Will -  Cara, concordo que no Brasil haja muita restrição e muitas não levam a nada, porém eu achei este filme do YMCA um pouco ofensivo. Porém os outros ficaram muito bons


opa, epa! - Homofóbico de c# é rol#. Esse sim é um comentário homofóbico. Quer dizer que a música YMCA agora sempre q aparecer representa os homossexuais? Então todas as vezes que eu fiz a dancinha eu fui homofóbico? Bla Bla Bla


Edu - Poxa, campanha excelente, engraçada, e não vi nada que passasse idéia de preconceito! O público GLS deve procurar ser respeitado, isso é correto! Agora, partir para o outro lado e acusar alguém ou alguma empresa de preconceituoso (sem embasamento)!? Isso também é grave...


Rodolfo Vanni - Estou vendo que são os homossexuais os preconceituosos. Eles se vem refletidos no espelho do vizinho.


 daniel mora salles -  Péssimo comercial!!! Mesmo que não fosse homofóbico continua sendo um comercial sem criatividade. Claro que a música YMCA é referência a homosexualidade. Isso não há dúvida. Eles foram infelizes com essa essa escolha. CONAR está aí pra isso!


 

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