Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pessoas infelizes assistem + TV, diz estudo
Estudo feito por sociólogos norte-americanos, publicado na revista científica Social Indicators Research, concluiu que pessoas infelizes assistem mais televisão, enquanto aquelas que se consideram felizes lêem mais e têm vida social mais ativa.
Os pesquisadores da Universidade de Maryland, na cidade de Baltimore, basearam suas conclusões em pesquisas realizadas ao longo de 30 anos nos EUA.
Com base nos estudos, eles também concluíram que as horas que a população passa em frente à televisão podem aumentar com a crise econômica.
Quase 30 mil adultos participaram dos estudos, feitos entre 1975 e 2006, sobre o uso do tempo e sobre comportamento social.
Nos estudos sobre como as pessoas usam seu tempo, os participantes foram convidados a escrever diários relatando suas atividades durante um período de 24 horas, indicando quão prazerosas foram cada uma delas.
As pesquisas sobre comportamento social, ou General Social Surveys, indagaram aos participantes, durante anos consecutivos, quão felizes se sentiam e como passavam seu tempo, além de outras questões.
Dentre os resultados, pessoas que se consideram infelizes assistem em média 20% mais televisão do que pessoas muito felizes.
As pesquisas também revelaram que pessoas que se descrevem como felizes são mais ativas socialmente, participam mais de serviços religiosos, votam com mais freqüência e lêem mais jornais.
Segundo Robinson, embora os telespectadores digam que a TV de forma geral é um desperdício de tempo e uma atividade não particularmente agradável, muitos acrescentam que os programas vistos "foram muito bons".
Os autores do estudo concluíram, desta forma, que assistir televisão pode contribuir para a felicidade do telespectador naquele momento, porém, há menos efeitos positivos a longo prazo.
As informações são da BBC Brasil.