Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
PepsiCo e AB-Inbev fazem acordo
PepsiCo e Anheuser-Busch anunciaram acordo para cortar custos de forma conjunta, combinando seus processos de compra de produtos, como computadores e material de escritório (entre outros não diretamente relacionados à produção de bebidas).
As companhias não detalharam a previsão de cortes de custos.
Analistas do setor, contudo, disseram que o acordo reflete a crescente relação estratégica entre os refrigerantes e salgadinhos da PepsiCo e os produtos da AB-InBev.
Matthew Webb, da corretora Cazenove Securities, afirmou que o acordo "poderia levar a mais ilações de que as duas companhias podem acabar se fundindo ou, pelo menos, desenvolvendo laços mais próximos", destacou.
Antes da aquisição promovida pela InBev, em 2008, a PepsiCo já mantinha relações tanto com a InBev, cuja subsidiária AmBev distribui seus refrigerantes na América Latina, como com a Anheuser-Busch.
Vários distribuidores independentes locais nos EUA trabalham com os refrigerantes e sucos da PepsiCo e com as marcas Budweiser e Michelob, da Anheuser-Busch.
Além disso, a divisão de engarrafamento da PepsiCo é uma cliente importante da Metal Container, subsidiária da cervejaria que produz e recicla latas de alumínio.
O analista Carlos Laboy, do Credit Suisse, prevê uma maior tendência de parcerias nos setores de refrigerantes e cervejas e afirma que o acordo para aliar os departamentos de compras da PepsiCo e da AB-InBev "deverá dar à Coca-Cola mais um motivo para parar e pensar sobre a prudência de distanciar ainda mais" seu sistema do segmento das cervejas.
"O legado da Coca-Cola de objeção à integração entre cerveja e refrigerantes é obsoleto", afirmou. "Desafia a realidade do mercado, a lógica e o fato de que a PepsiCo e ABI [AB-InBev] estão cada vez mais próximas."
Leia matéria do Valor na íntegra aqui.