arrow_backVoltar

Mídia

News Corp. cobrará acesso a conteúdo

11.05.09

O conglomerado de comunicação News Corp., que reúne títulos como "Wall Street Journal" e "New York Post" (EUA), "Sun" e "Times" (Inglaterra), "Daily Telegraph" e "Herald Sun" (Austrália), irá cobrar pelo acesso a conteúdo online de dezenas de jornais no prazo de um ano.


A estimativa foi dada pelo dono do grupo, Rupert Murdoch, durante coletiva com analistas para anunciar os resultados financeiros da empresa.


No primeiro trimestre, a companhia teve receita de US$ 7,4 bilhões, contra US$ 8,8 bilhões nos três primeiros meses de 2008. O lucro foi de US$ 755 milhões, queda de 47% sobre 2008.


As estimativas eram piores. Isso levou o até então pessimista Murdoch a mudar de tom. "Está ficando cada vez mais claro que o pior já passou", disse.

Para analistas, a decisão de cobrar conteúdo repercutirá na cultura do conteúdo gratuito na web. "Os dias atuais da internet [de conteúdo livre] irão logo terminar", disse Murdoch.

O empresário citou o caso do "Wall Street Journal", que cobra pelo conteúdo eletrônico e registrou aumento de assinaturas no último ano.


Segundo Murdoch, 360 mil pessoas baixaram um aplicativo do "WSJ" para iPhone em três semanas.


Leia anteriores sobre veículos que avaliam cobrar por conteúdo aqui e aqui .


Com agências internacionais e Folha de S.Paulo (aqui, somente assinantes).

Mídia

/