arrow_backVoltar

Wii Fit

Jogo da Nintendo chama criança de gorda

21.05.08

Os casos cada vez mais constantes de anorexia e de bulimia ao redor do mundo, atingindo inclusive crianças, não impediram que a Nintendo lançasse o Wii Fit, jogo que estimula os usuários a fazer ginástica.


O produto foi criticado por especialistas em obesidade depois que o game classificou uma menina britânica de dez anos como "obesa".


O jogo foi lançado em diversos países e deverá chegar às lojas brasileiras no final deste mês.


Os especialistas acreditam que o produto possa prejudicar a imagem corporal das crianças. Eles fizeram uma solicitação para a Nintendo alertar os pais que esse pode não ser um título adequado aos jogadores jovens.


Para jogá-lo, o usuário deve ficar sobre uma “plataforma de equilíbrio” que nota os movimentos do usuário e controla os personagens na TV.


Antes de jogar, é necessário informar qual a sua altura, para que um programa calcule o Índice de Massa Corporal (IMC) do usuário. Depois disso, seu perfil é colocado em categorias como “abaixo do peso” e “obeso”. Foi nessa ocasião que o programa classificou a garota como obesa, o que irritou seu padrasto, que declarou que a menina “é totalmente saudável. Tem dez anos, dança, nada e pesa apenas 38 quilos. Ela é encorpada, mas não é gorda. Ficou arrasada de ser considerada gorda e tivemos de convencê-la de que ela não é”, contou.


O homem, que não quis se identificar para não constranger ainda mais a garotinha, reconhece que se trata de um jogo. No entanto, argumenta que além de as jovens passarem fome para se parecerem com modelos de revistas, agora um game vai lhes dizer que são gordas.


Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade, sugere que as crianças britânicas sejam proibidas de jogar o Wii Fit, alegando que o uso do IMC é equivocado. “Estou perplexo que crianças possam ser chamadas de gordas. O IMC está longe de ser perfeito e simplesmente não deveria ser utilizado com as crianças”, disse o especialista. Segundo ele, o IMC de uma criança pode alterar a cada mês.


A Nintendo, afirmou que colocará um alerta no jogo. Um porta-voz disse que a empresa se desculpa com os clientes que possam ter se ofendido com a classificação do game, baseada no IMC. 

Com  informações do Daily Mail.


Leia anterior sobre problemas com a Nintendo, aqui.


Comentários

Luís Butti -  Se eu subisse nesse troço, ele ia dar tilt hahahahaha


 

Wii Fit

/