arrow_backVoltar

George Lois X Julian Koenig

Confira polêmica entre estes lendários criativos

19.08.09

O consagrado diretor de arte George Lois, presente no Hall da Fama do Art Directors Club e no Hall da Fama do One Club, subiu na web entrevista dividida em cinco partes que responde a declarações de seu ex-dupla Julian Koening. Detalhe: os dois trabalharam juntos há mais de 40 anos, na DDB, e revivem mágoas relativas à autoria de anúncios que fizeram história: "Think small" e "Lemon", ambos para Volkswagen.


Os anúncios são de notória autoria de Julian e Helmut Krone, sob a supervisão de William Bernbach.


Julian e Lois chegaram a ser sócios na agência PKL, entre 1960 e 1962, ao lado de Fred Papert. Depois se separaram e partiram para outras agências.


Aqui você vê o vídeo de Julian, publicado primeiro. 


Assista aqui a resposta de Lois.


Mais sobre Lois, sua biografia e seus trabalhos, incluindo uma foto dele dos anos sessenta, com pinta de galã aqui.


Lois é bastante conhecido pela série de capas que criou para a revista Esquire, por campanha que reergueu a MTV (“I want my MTV!”), campanha para Xerox  e até por campanhas políticas, como a do candidato ao senado Robert F. Kennedy.


Algumas das capas que desenhou para Esquire são hoje parte do acervo do Museum of Modern Art.

Foi nos anos 50 que trabalhou com Julian na Doyle Dane Bernbach, onde ambos viveram cada passo da chamada Creative Revolution, que Bill Bernbach deflagrou na publicidade norte-americana.  


Uma das frases de Lois: "Until DDB, writers would come up with ideas and go up to the art director and say, 'Here, lay it out'. I never needed a writer, but I'm a little different".


Uma das frases de Julian: "In my instance, the greatest predator of my work was my one time partner George Lois".


Julian passou a integrar o The copywriters Hall of Fame em 1966.


E já que você está aqui, dê uma espiada nessa coleção de anúncios da VW.

George Lois X Julian Koenig

/