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Incentivar exercícios pode aumentar apetite
Pesquisa da Universidade de Illinois sugere que campanhas para promover exercícios físicos podem ter uma consequência involuntária: fazem com que as pessoas comam mais.
Estudo publicado na edição de março do periódico norte-americano "Obesity", dá conta de que 53 estudantes universitários julgaram uma série de anúncios de campanha pró-exercícios e, em outra ocasião, um conjunto de cartazes parecidos, mas que não mencionavam exercícios.
Eles foram informados de que receberiam algumas frutas secas em seguida, que deveriam provar e avaliar.
Após examinar os anúncios de exercícios, eles ingeriram uma média de 18 calorias contra somente 12 calorias após olharem os cartazes que não mencionavam exercícios.
Num segundo teste, 51 estudantes diferentes, informados de que participavam de um teste computadorizado de coordenação entre mão e olho, foram aleatoriamente expostos a palavras de ação como "ativo" e "corra", geralmente usadas em publicidade envolvendo exercícios físicos.
Um grupo de controle foi exposto a palavras neutras. Novamente, ofereceram comida a eles (amendoim, frutas secas e chocolates, desta vez), e os resultados foram similares: os que haviam ouvido palavras de ação comeram mais.
Dolores Albarracin, principal autora e professora de psicologia da Universidade de Illinois, disse que o contexto é importante. "Quando o ambiente do anúncio é mais favorável a comer do que se exercitar, as pessoas comem", disse ela. "Se você simplesmente encher qualquer local com esses cartazes, pode não ser muito bom."
As informações são do G1, leia aqui.