arrow_backVoltar

Web, eventos, fidelização

WPP diz como enfrentar a crise, em NY

18.11.08

Marketing digital, programas de fidelização, eventos e redes de relacionamento social são algumas das armas que poderão ser usadas com mais força para enfrentar crise que irá atingir o mercado publicitário mais fortemente no primeiro semestre de 2009.


Essa é a opinião de executivos do Grupo WPP, que se reuniram em Nova York para discutir esse período econômico conturbado.

Aumentar investimentos em marketing digital, nas redes de relacionamento social e melhorar os programas de fidelização são alguns dos conselhos que o Grupo dá para a indústria conseguir ultrapassar a crise de uma forma menos dolorida.

John Quelch, professor da Harvard Business School e membro do conselho de administração do WPP, acredita que a crise vá bater forte no primeiro e segundo trimestres de 2009.

O painel também reuniu nomes como Michael Kelley, partner da PricewaterhouseCoopers, Marylee Sachs, diretora global de marketing de consumo da Hill & Knowlton, Rob Norman, CEO do GroupM Interaction, e Jan Jacobs, CEO da Johannes Leonardo.


Para os executivos, é importante estar atento às oportunidades que surgem em períodos como esse, principalmente em relação ao social networking e a experiências mais profundas no universo online, muito além da veiculação de banners ou da construção de sites. "É importante que os anunciantes façam um esforço real e significativo neste meio".

"Just look at what Obama did" (Basta olhar para o que Obama fez), disse Marylee Sachs, referindo-se ao extraordinário sucesso do presidente eleito em criar um database com mais de três milhões de leais seguidores online.


"Nesta recessão vamos ver inúmeros avanços no MySpace, Facebook, YouTube e LinkedIn. Todos estes sites têm como motor o networking e é isso que as pessoas querem fazer quando há incertezas acerca do seu futuro, querem se aproximar de amigos, familiares, colegas", disse John Quelch.


As redes sociais são o lugar perfeito para enviar mensagens corretas a consumidores preocupados ou inseguros.


Também os eventos foram tidos neste painel da WPP como uma forma interessante para os anunciantes se relacionarem com os consumidores.


Por fim, os programas de loyalty marketing são vistos como essenciais para enfrentar esse período econômico conturbado, sobretudo para empresas de varejo, de aviação e de cartões de crédito.


Em relação aos anunciantes, John Quelch disse que no atual cenário existem três tipos: os que congelaram seus planos e não vão investir um centavo, os que continuam a investir mas em conta-gotas, pensando apenas no dia seguinte, no curtíssimo prazo, e os que têm estratégias de longo prazo e não sentem pânico frente à situação atual.


Ainda segundo Quelch, esta é uma boa oportunidade para os profissionais de marketing "secarem o pântano", livrarem-se de produtos marginais, lançarem marcas de valor e, sobretudo, protegerem seus produtos premium.

Norman disse ter aprendido a se adaptar a esse novo momento econômico e a reajustar seus objetivos e expectativas. Ele disse ter adotado um novo mantra: "Eu acordo todo dia dizendo: 'not bad is the new great".

Leia matéria do AdAge na íntegra aqui.


 

Web, eventos, fidelização

/