arrow_backVoltar

Mudança

Barioni Neto deixa presidência da TAM

10.10.09

David Barioni Neto deixa presidência da TAM.


Líbano Miranda Barroso, até então vice-presidente de Finanças, Gestão e TI e diretor de Relações com Investidores assume interinamente o cargo. O desligamento de David Barioni Neto já era esperado desde o início da semana, de acordo com fontes do setor.


Barioni foi convidado pela família Amaro para deixar a Gol, companhia que ajudou a fundar, e vir para a TAM há pouco mais de dois anos (setembro de 2007).


Líbano Barroso foi levado para a companhia por seu ex-presidente, Marco Antonio Bologna, que voltou há dois meses para o Conselho de Administração.


Em sua gestão, Barioni se preocupou principalmente com questões operacionais. Graças a isso, ordenou que o pitot - equipamento que está no centro das investigações da causa do acidente com o Airbus da Air France - tivesse sido trocado nos aviões Airbus da TAM por sua determinação.

Fontes do setor financeiro afirmam que a opção pela saída de Barioni teve como epicentro o grupo BTG Pactual, consultoria financeira dirigida por André Esteves, contratada pela família Amaro há dois meses para avaliar estrategicamente os rumos do setor de aviação. O grupo teria concluído que Barioni não tinha o perfil adequado para a fase de expansão da TAM que está por vir.


A TAM já teve mais de 50% de participação no mercado doméstico de aviação e hoje detém 43,8%.


 

Mudança

/