Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Grupos defendem conteúdo online pago
Diretores de grandes grupos de comunicação do mundo apontaram a necessidade de adaptação às novas tecnologias, e a necessidade de tomar medidas radicais para que a informação em tempo real deixe de ser gratuita.
A Cúpula Mundial de Mídia, que acontece nesta sexta-feira (9) e reúne 300 representantes de 170 empresas do setor, foi aberta no Grande Palácio do Povo de Pequim pelo presidente da China, Hu Jintao, que pediu aos veículos de imprensa para que promovam um mundo multipolar.
Em seu discurso, o presidente e executivo-chefe da agência Associated Press (AP), Thomas Curley, afirmou que a defesa da propriedade intelectual do conteúdo e conseguir que este seja pago na internet "são os desafios mais difíceis, e fomos muito lentos para reagir a 15 anos de popularização da web".
O presidente e diretor-geral da News Corporation, Rupert Murdoch, destacou que, "se não fecharmos acordos para o pagamento da informação aos provedores, os que estão hoje nesta sala pagarão pelas consequências. Os 'cleptomaníacos' triunfarão", disse.
"A informação de qualidade deve ser paga. É um conceito errado pensar que deve ser de graça", disse Murdoch, pioneiro no assunto ao instituir o pagamento pelo conteúdo do jornal "The Wall Street Journal" na internet.
A Cúpula Mundial de Mídia é organizada pela agência oficial chinesa Xinhua e por oito empresas internacionais do setor (News Corporation, AP, Reuters, Itar-Tass, Kyodo News, BBC, Turner Broadcasting System e Google), e procura soluções para os novos desafios da área e a crise financeira.
Leia matéria da Folha Online na íntegra aqui.