arrow_backVoltar

Comportamento

Embratur pesquisa turista internacional no Brasil

06.05.09

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realizaram estudo que busca entender o comportamento do turista internacional adepto ao segmento conhecido como "turismo cultural".


Os turistas culturais que visitam o país são, em sua maioria, europeus e vivem em grandes cidades. “Este turista é exigente e busca originalidade, autenticidade. É um viajante que gosta de interagir diretamente com as manifestações populares”, observa a presidente da Embratur, Jeanine Pires. 


Com relação à imagem que o turista cultural tem sobre o Brasil, foram destacadas a musicalidade, as danças e a hospitalidade como características mais expressivas (60%), seguidas das manifestações populares (47%), artesanato e gastronomia (30%).


Os festejos juninos, segundo os turistas culturais entrevistados, foram considerados manifestações autênticas e uma representação da diversidade cultural do Brasil.


Os entrevistados também aprovaram a acessibilidade, a segurança e os espaços de lazer dos atrativos visitados.


A pesquisa faz parte de projeto da Embratur que conta com a cooperação técnica da Unesco e prevê uma série de ações de planejamento e gestão da promoção do segmento de turismo cultural no exterior.


“O turismo cultural é um instrumento capaz de fortalecer a imagem da diversidade do Brasil no exterior e a Embratur está atenta ao potencial deste segmento”, afirma Jeanine.


Foram entrevistados turistas vindos de outros países para o Norte e Nordeste do Brasil, em Aracaju, Caruaru, Campina Grande, São Luís e Parintins.

Comportamento

/