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Consumo

Brasil é + atraente para investidor em moda

27.06.08

O Brasil é o país emergente mais atraente para investidores de moda e vestuário.


A conclusão é de uma pesquisa da consultoria A.T. Kearney, que comparou 30 emergentes nos quesitos tamanho de mercado, perspectiva de crescimento e riqueza dos consumidores.

A partir do levantamento, é criado um índice, que serve para auxiliar decisões de investimento internacionais. Isso porque, apesar de chineses, indianos e russos comprarem e produzirem mais roupas do que o Brasil e consumidores de alguns outros países terem maior poder aquisitivo, os brasileiros gastam mais com moda e roupas de maior qualidade.

Segundo o estudo, o consumidor brasileiro gasta, em média, US$ 402 ao ano com roupas. O valor é seis vezes superior ao gasto pelos chineses, por exemplo, apesar de aquele mercado movimentar US$ 84 bilhões, enquanto o Brasil gira em torno de US$ 37,2 bilhões.

Outro motivo que torna o país atraente a investidores internacionais da área é que esse mercado é altamente fragmentado. As lojas pequenas e locais respondem por mais de 60% do mercado nacional.

Além disso, indica a pesquisa, o consumidor brasileiro compra roupas a crédito em uma freqüência muito maior do que o de outros países emergentes. Além disso, o crescimento anual médio do mercado nacional tem sido superior a 7% nos últimos anos.

Com informações da Folha de S.Paulo.

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