arrow_backVoltar

Luxo

Crescimento de 17% no mercado

14.05.08

Pesquisa O Mercado de Luxo no Brasil – ANO II, apresentada pela MCF Consultoria & Conhecimento e pela GfK Indicator, dá conta de que o segmento registrou, em 2007, um faturamento de US$ 5 bilhões e um crescimento de 17%, três vezes superior que o incremento registrado no PIB brasileiro, no ano passado.


O estudo contou com a participação de 100 empresas nacionais e internacionais que operam no Brasil e foi realizado entre novembro de 2007 e abril de 2008.


A pesquisa avaliou companhias dos mais diversos ramos de atividades, como moda, bebida, alimentação, cosmético, automobilístico, produtos financeiros e bem-estar, entre outros.


Segundo o levantamento, o Brasil é um mercado emergente para o negócio de luxo, com grandes possibilidades de expansão. 


Segundo Carlos Ferreirinha, consultor de luxo e diretor-presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, para 2008, a expectativa é manter a média histórica de crescimento, em torno de 20%. Ele destaca que há muito a ser explorado pelo setor no país, já que, "outros países emergentes têm apresentado aumento bem superior ao brasileiro”.


Das companhias participantes da pesquisa, 59% são de origem nacional e 71% estão localizadas na cidade de São Paulo. Nas projeções para 2008, Rio de Janeiro e Distrito Federal devem ter uma expansão no mercado de luxo, concentrando, respectivamente, 44% e 28% das empresas.


Os executivos entrevistados apontam a tributação (66%) e a dificuldade de importação (33%) como principais obstáculos para expansão e implantação do negócio de luxo no Brasil.


Veja mais detalhes sobre a pesquisa aqui.

Luxo

/