Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ah, se o meu falasse...
Meu criado-mudo é tão pequeno que mal comporta minha coleção de fotografias de familiares, amigos e antigas namoradas, pois tenho o costume (ou preguiça) de mantê-las fora do álbum, talvez para espalhá-las sobre a cama, quando sinto saudades.
Meu criado-mudo também é tão discreto que mal o enxergo nas madrugadas em que me levanto às pressas para atender o interfone, na esperança de ser uma das antigas namoradas, e bato com o dedão direito do pé na mesma quina de sempre daquele móvel de madeira, que a dor diz ter sido feito de ferro.
Não sei por que ainda insisto em me levantar, geralmente é engano, gente procurando o apartamento de número 210, e não 201. Então, sou obrigado a passar o restante das horas de insônia discutindo com meu criado-mudo, insistindo que a culpa por tropeçar todas as noites é dele. Isso me ajuda a esquecer das fotografias e das namoradas.
Quando o dia está quase clareando e começo a pegar no sono novamente, escuto uma voz suave, lenta e macia, como se uma das ex estivesse saindo daquele caixote para sussurrar no meu ouvido. Mas o que ouço, ou pelo menos o que penso escutar, é:
- De novo? Burro!
Mais uma noite em claro, sozinho e ouvindo meu criado-mudo debochar de mim.
Antes de me levantar, ainda perco alguns minutos me convencendo de ter sonhado tudo aquilo, porque se meu criado-mudo realmente falasse, minhas lembranças já estariam espalhadas pela rua, afinal, eu o arremessaria do segundo andar.
Rafael Santucci, redator da agência Artmaker, de Sorocaba
Comentários
Gabriel - acho que sua ex-namorada quebrou suas pernas em velho? quanto rancor, quanto melancolia!
Carolina - Amei seu texto...se meu criado mudo falasse eu estaria perdida! Sem contar os tropecos que ja levei.. A vontade de joga-lo pela janela e grande mas no final do dia, do mes e do ano ele e meu fiel companheiro!!! :)
Rafa - Pois é, Gabriel. O criado-mudo é um péssimo lugar para guardar fotos de ex. Quando ela viu as outras, ameaçou jogá-lo do segundo andar também.