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Assista filme-manifesto criado pela Loducca22, em 'prol' da criatividade
Clique aqui para assistir a um comercial criado pela Loducca22 para anunciante a princípio não revelado, mas que se trata da Panamericana Escola de Arte e Design.
A proposta é fazer um "apelo" em TV aberta por mais criatividade na publicidade, divulgando o site www.maiscriatividade.com.br , criado pela LoV.
Ao clicar, o internauta irá se deparar com informações sobre os novos cursos e matrículas da Panamericana Escola de Arte e Design.
O filme estréia nesta quinta-feira, 01/12, no intervalo do programa A Grande Família, na Rede Globo.
O comercial também será veiculado em breaks de Casseta & Planeta, Malhação, Alma Gêmea, Programa do Jô, Tela Quente, Caldeirão do Huck e Vídeo Show.
A Panamericana espera que essa campanha a ajude a aumentar em 35 % o número de matrículas para o ano de 2006.
Quando surgiu a idéia de um manifesto pedindo mais criatividade, o grande desafio era fazer uma campanha que fosse não convencional na forma e no conteúdo. Nossa campanha não tem o logotipo do cliente, não tem o produto do cliente, não tem o endereço do cliente. E por não ter nada disso, com certeza vai despertar a curiosidade das pessoas. Seja para descobrir que manifesto é este ou quem teve a ousadia de bancar isso tudo, opina Guga Ketzer, diretor de criação.
A produção é a Cia de Cinema, com direção de Paulo Diehl. A trilha sonora é da Plug in.
Comentários
HENRY ASSEF - Sensacional. henryassef@hotmail.com
Jacques Meir - Lavou minha alma! Nossa, que vontade de fazer isso! Parabéns! E muita porrada pra comemorar! jacquesmeir@uol.com.br
Carlos Henrique - Tb achei muito bom o filme. Pelo visto, os profissionais da Loducca também fizeram o curso da Panamericana. chgomes@ig.com.br
Julio - Não gostei do filme. O filme fala de mais criatividade e aonde está a criatividade deste filme? Acho que a Loducca usou a pior maneira para poder chamar atenção. Se o comercial é para a Escola Panamericana, então é para um público jovem, e o filme estimula a violência. O menino fica muito tempo chutando o apresentador. O que tem de legal nisso? Além do mais resolveram copiar um filme de varejo, que é um negócio muito dinâmico e diferente das outras categorias e, acho, está mais do que provado que este modelo de propaganda vende! O que é mais importante, ganhar prêmio ou gerar resultado para o negócio do cliente? Não vamos esquecer que o varejo é a categoria que mais investe no mercado publicitário atualmente. É imprópria a iniciativa de criticar tão duramente esta categoria por parte de nós, publicitários. A agência deveria ter se preocupado em fazer um filme criativo para promover o seu cliente ao invés de ter copiado e de estar denegrindo outros anunciantes.
Felipe Cavalcante - DU-KA-RA-LHO! feel.cavalcante@terra.com.br
Milton Pereira Alves Jr. - Tem muita gente que se diz "sabe tudo" em propaganda e se acha profissional que deveria assistir a este filme. artlivre@mdbrasil.com.br
Danilo - Eu concordo com o Júlio em gênero, número e grau. Com o perdão do clichê. dan_ch2@hotmail.com
Raphael - O filme é um dos mais engraçados do ano. Não bate em cima de anunciante nenhum, nem ao menos estimula a violência, mas sim brinca com uma tendência em seu contexto geral. Propaganda boa é aquela que causa ou o riso, ou o choque. Essa é do caralho porque consegue causar os dois. raphafrehley@ig.com.br
Cris - Até que enfim um protesto coerente. Chega de falso moralismo, esses caras tiverem a coragem de falar o que todo mundo pensa, mas nao fala porque nao quer abrir mao dos formatos faceis e manjados. Se ficarmos nessa obviedade cansativa, todos os clientes vao acabar em houses e mais houses, como fez o Pao de Açucar. cris_junqueira1@hotmail.com
Marcio - 1) Sensacional?? Naaaada demais, numa boa. 2) Faz referência clara às Casas Bahia. 3) Propaganda de varejo exige um formato. Agilidade. Coisas da noite pro dia. Vcs conseguem imaginar criar e produzir algo realemente diferente nestes prazos? O que interessa, faz comprar, leva o cliente pora loja é o preço. Portanto, pra mim, o objetivo é muito mais informar do que construir marca, diferenciar, etc, etc. mkc@poa.com.br
Elisa - Depois desse tiro no próprio pé, sabe quando a Loducca poderá atender um grande cliente da área de varejo? Nunquinha. Bela estratégia em causa própria. Socorro. elisapscohen@uol.com.br
Rafa - Concordo com o Júlio, com o Márcio e com a Elisa. Pelo amor da boa ética e "criatividade", quando é que profissionais de verdade vão compreender como se faz um comercial de varejo? O tempo é mínimo, a produção é feita do dia para a noite e a criação com certeza é feita por profissionais "de verdade", que conseguem todos os dias colocar no ar campanhas que fazem seu cliente vender loucamente....parabéns aos criativos e publicitários varejistas e sinto muito pela incoerência dos criativos e publicitários que acreditam que violência, insulto e falta de bom gosto é publicidade criativa. Casas Bahia faz filmes diários para vender, e faz filmes incríveis institucionais para construir marca, é fácil identificar o quanto funciona e o quanto o público gosta quando se lê o M&M-Data Folha e sempre está lá firme e forte em lembrança e preferência...queria eu ter o prazer de estar diariamente envolvido com um trabalho tão dinâmico e "FELIZ"! Dúvido que a Escola Panamericana conseguiuu mais inscrições que Casas Bahia mais vendas...e tbém duvido que esse tipo de publicitário tenha informação ou pelo menos leiam pesquisas como o Data Folha. rafaporcaro@hotmail.com
Alex - Esse filmeco é para esse pessoalzinho que acha engraçado coisas boçais do tipo Hermes e Renato, aliás, se analisarmos bem a atitude lembra muito os Jack Ass, mas com menos corajem. Alexpxs@ig.com.br
Emmanuel Publio Dias - O filme é sensacional. Parabéns a EPA, à Loducca e à Cia de Cinema. Lava a alma de quem gosta e entende da profissão e sabe que é possível, sim, fazer um varejo que seja minimamente aceitável dentro das limitações e regras do varejo. Até porque não é só a propaganda que faz vender. Se voce tem uma negociação de preço legal, distribuiçào de lojas otimizada, oferta de crédito e boas marcas para vender, voce vende, mesmo que faça uma propaganda boçal, sem necessidade. Eu sugiro a todos copiar o filme e fazer o maior marketing viral com os colegas, familia, por no Orkut, o cacete! Quem sabe o pessoal se toca. E contrata justamente agências como a Loducca e produtoras como a Cia de Cinema para fazer seus comerciais. epubliodias@youngcreatives.com.br
Sergio Mastrocola - Beleza de comercial. Agora falta criar um sobre o uso exagerado de "globais" em nosso dia a dia. Alguém acredita no que eles dizem??? mastrocola@openfilms.art.br
Carla Pop - Gostei da iniciativa e achei legal a idéia de manter a estética visual e sonora da campanha original. Para incentivar a criatividade, deixo aqui minha sugestão para que a publicidade brasileira invista mais em jingles e trilhas musicais originais e não faça tanto uso de re-gravações-de-músicas-já-consagradas e de referências de trilhas-geniais-de-cinema. carlapop@uol.com.br
Sergio Nicoleti - Não consigo entender tantas manifestações a favor dessa palhaçada preconceituosa... Como se tudo o que a SWAT faz tivesse qualidade! Esse tipo de atitude é que faz eclodir barbaridades como na França. Pergunto: aonde está o respeito pelo anunciante insinuado e pelos seus consumidores? Aonde está o respeito por toda aquela verba investida pelo anunciante, pelos empregos diretos e indiretos que a sua comunicação cria e conserva? Acho bom rever alguns conceitos sobre criatividade, viu gente? nicoletisergio@aol.com
Marco Antonio - É , o filme não me fez ficar revoltado e nem morrer de rir. O difícil é causar impacto, coisa que pra mim não rolou na hora que assisti este filminho. spayy8@hotmail.com
Chico - Eu achei a propaganda infantil... do tipo "vamos quebrar tudo"... Não há uma proposta. A criatividade passou longe. É tudo ruim... eu não gostei. kinho027@hotmail.com
Bruno de Castro - Acho que na verdade o único objetivo desse filme era gerar toda essa discussão e talvez alguns objetivos pessoais, depois disso, conseguir alguns alunos para o anunciante. brunodcastro@terra.com.br