Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Confira a programação do primeiro dia do evento...
Em seu primeiro dia (quinta-feira, 20/05), o Fórum Brasileiro de Cultura, que acontece no SESC Tijuca, Rio de Janeiro, coloca em discussão os temas diversidade cultural e igualdade social, cultura, educação e desenvolvimento, e cultura no centro das políticas públicas.
Representantes de todas as regiões brasileiras participam do evento.
Dê uma espiada, só por curiosidade, na programação de hoje (o Fórum termina na sexta, 21/05). Veja o que vai rolar, logo na abertura...
9H30 - Um grupo de palhaças expressará o cotidiano feminino através de espetáculo e performances.
10h30 às 12h30 Mesa Redonda - O saber, o fazer, o sentir: construindo novos paradigmas culturais. Participantes:
- Jailson de Souza e Silva tese sobre a trajetória escolar de jovens estudantes da Favela da Maré.
- Valdina Pinto Educadora e pesquisadora da cultura afro-brasileira.
- Iara Pietricovsky Presidente do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc).
12h30 às 14h30 Léo Gandelmann e Chorinho da Feira
14h às 15h30 Grupos de Trabalho (simultâneos)
Grupo 1 Diversidade cultural, diálogos e desafios:
- Durval Muniz de Albuquerque, doutor em História Social pela Unicamp e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, irá conduzir discussão sobre como produtos culturais com influências regionais e linguagens próprias podem circular por todas as regiões do país.
Grupo 2 Cultura, Educação e Desenvolvimento:
- Bráulio Tavares, escritor, compositor e pesquisador, conduzirá discussão sobre o papel da cultura como agente e instrumento da Educação e, principalmente, seu papel no desenvolvimento social do país.
Grupo 3 A Cultura no centro das políticas públicas:
- Aloísio Teixeira, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Hamilton Pereira, deputado estadual pelo PT de São Paulo, vão falar sobre como trazer a cultura para o centro das políticas públicas, em todas as esferas do poder, de forma que as atividades ligadas à área sejam contempladas com leis de incentivo e com investimentos.
18h30 Cortejo Brincante Abayomi grupo de artesãs da Cooperativa Abayomi vai apresentar o Cortejo Brincante, um conjunto de expressões artísticas da tradição afro-brasileira. Mulheres de várias gerações se movimentarão com suas saias, declamando poesias, parlendas, travalínguas, receitas e simpatias, cantando canções de trabalho, acalanto, louvor. O público participante será chamado a brincar e tudo terminará numa grande ciranda.
/