Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
YouTube pode sair do ar, no Brasil
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou, por liminar, na última quarta-feira (03/01), que o site de compartilhamento de vídeos YouTube seja tirado do ar no Brasil.
O objetivo é punir a empresa por não respeitar a decisão da Justiça de retirar do ar o vídeo da modelo e apresentadora de TV Daniella Cicarelli, que recentemente foi filmada com o namorado numa praia espanhola, em cenas apimentadas.
À época, o casal entrou com duas ações na Justiça. A primeira, indenizatória, por danos morais e materiais contra as Organizações Globo, o Internet Group e o YouTube. Na segunda, o casal pedia que o vídeo fosse retirado do ar. O pedido foi acatado pela Justiça uma semana depois que o escândalo estourou. O Tribunal concedeu liminar obrigando os sites a retirar do ar as cenas e caso não respeitassem a decisão, estariam sujeitos a multa diária de R$ 250 mil.
O YouTube foi a única empresa que não cumpriu a determinação da Justiça. Calcula-se que o site esteja devendo ao casal multa aproximada de R$ 10 milhões. Na última quinzena de 2006, o namorado de Cicarelli entrou com nova ação. Desta vez, pedia que o YouTube saísse do ar, já que as imagens continuavam no site.
Para tirar o site do ar, os provedores responsáveis pela divulgação serão procurados pela Justiça. Estas empresas terão a obrigação de colocar um filtro que impeça os internautas brasileiros de acessar o YouTube. Na prática, o esquema é o mesmo que o governo chinês aplica para censurar alguns sites.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Leia matéria na íntegra aqui.
Comentários
henrique - é incrível como uma pessoa de espírito tão "velho" e antiquado está à frente de um programa de uma TV 100% jovem, moderna e descolada como a MTV. Sem querer profetizar nada, mas se o You Tube sair do ar no país por causa de caprichos de uma menina mimada como ela, o Beija Sapo estará com seus dias contados. Não sei se os adolescentes perdoariam alguém que, por vacilo próprio, acaba por tirar de todos nós o direito de publicar e assistir a vídeos no You Tube, um site revolucionário que mudou para sempre a internet e, inclusive, a forma como fazemos propaganda. henrique@gmail.com
carlos - Proponho que se a Cicarelli realmente provocar o bloqueio do YouTube no Brasil, a gente BOICOTE o programa dela e mandemos ZILHÕES de e-mails de protesto para a MTV. Isso é um absurdo!! Quer privacidade? Vá a um Motel!! Desista de ser famosa, compre uma ilha, contrate seguranças anti-paparazzi, se vire, mas tirar o YouTube do ar por um vídeo feito por um VACILO dela é muita bossalidade. Convoco toda a juventude brasileira a deixar a Cicarelli no ostracismo, pra ver se ela aprende. carlosemelo@hotmail.com