Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Leia texto de Mario D'Andrea, jurado brasileiro no Cannes Lions 2006
Direto da Copa... Em Cannes
Para começar, não sei dizer o que foi mais difícil.
Entender o que 15 jurados de 15 países diferentes estavam pensando.
Ou entender porque o maluco do Dida sai do gol parecendo uma borboleta que cheirou cola.
Ser jurado do festival de Cannes é uma experiência impressionante, exaustiva, angustiante.
Enfim, uma delícia.
Foram 5 dias, ouvindo quase 1.200 spots, ao lado de 15 pessoas que você nunca viu.
Um exercício fantástico de convivência profissional e relacionamento humano.
É tão forte quanto uma Copa, só que mais intenso graças a Deus, não dura um mês.
No final, acho que o Brasil foi bem. Estou falando do Radio Lions.
Na Copa, só Deus sabe.
Foram 15 finalistas e 6 Leões (deixando claro que o número de inscrições brasileiras foi baixo para o tamanho do nosso mercado de rádio).
Aprendi muito com todos estes profissionais e agências dos outros 75 países que inscreveram materiais.
Mas, cá entre nós, acho que também ensinei alguma coisa. Mostrei, através das nossas peças e das discussões, como o brasileiro tem prazer em viver.
Mostrei como nós fazemos questão de nos divertir, mesmo quando o jogo não está a nosso favor.
O Brasil poderia ter ido melhor? Claro que sim.
Então, é só mandar mais materiais que levamos mais Leões? Claro que não, cabeção.
Aqui, ficou claro para todos os jurados que o rádio, antes de mais nada, é a realização.
Não adianta apenas ter uma boa idéia.
Tem que procurar a melhor forma de contar a idéia, a melhor forma de interpretá-la, a melhor forma de se aproximar de cada pessoa.
A boa peça de rádio não é aquela que conversa com a mente do ouvinte; é aquela que senta no balcão do bar pra tomar umas com a alma dele.
Quanto mais a gente procurar este tipo de conversa através do rádio, mais chances teremos em Cannes. Quem sabe, ano que vem não comemoramos mais vitórias.
Estou de novo falando em Cannes. A Copa, só Deus sabe.
(Pai nosso, que estais no céu...)
Mario DAndrea, diretor geral e de criação da JWT Curitiba - Nosso jurado na categoria Radio, no Cannes Lions 2006