Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Euro RSCG Portugal cria campanha para TMN. Tem brasileiro na equipe. E é ele quem nos conta...
Marcelo Lourenço, brasileiro, e Pedro Bixiga, português, ambos diretores de criação da Euro RSCG Portugal (são cinco diretores de criação, ao todo, na agência) acabam de criar e colocar no ar uma das maiores campanhas para uma empresa de telefonia celular de Portugal: a de reposicionamento da TMN.
É Lourenço quem nos conta:
"A TMN é uma companhia estatal de 'telemóveis' - que é como são chamados os celulares por aqui. Trata-se de uma das marcas mais fortes de Portugal, um país onde as pessoas são consumidoras fanáticas de telemóvel. Não é por acaso que foi Portugal (e a TMN) que inventou o celular pré-pago e foi também um dos primeiros países a ter as mensagens escritas no celular.
Tudo isso para dar uma dimensão do projeto. O novo logotipo também foi criado pelo Euro (que é especialista em logos de gandes marcas e foi a agência que fez o logo do EURO 2004).
Coube a nós criar a nova campanha que tinha um briefing muito claro: unificar a comunicação da marca e diferenciar dos concorrentes que são a Vodafone e a Optimus (France Telecom). Sempre lembrando que a TMN é a líder de mercado, com cinco milhões de clientes. E é a marca de telemóveis dos portugueses (é 100% nacional) e uma das mais democráticas do país (todo mundo tem TMN).
A partir daí, criamos uma campanha que quebrou as regras dos filmes normais de telemóvel do nosso mercado. Em vez de mostrar gente bonitinha e moderninha, que ninguém aguentava mais ver, lançamos o conceito 'Gostamos da vida como ela é'. Um conceito que só uma marca que tem como clientes quase metade dos portugueses poderia usar.
Ao todo, foram cinco filmes e vários muppis e outdoors, todos lançados ao mesmo tempo.
A campanha deu um resultadão: pela primeira vez a TMN passou a concorrência em termos de notoriedade e recall de campanha e as peças viraram motivo de piadinhas e conversa. Até 'spoofs' da campanha andam pela net (com a pessoas fazendo os seus próprias variações do 'gostamos da vida como ela é')".
Para conferir os filmes criados para a campanha da TMN, clique aqui.