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Cartões de crédito lideram reclamações na área de finança
Os cartões de crédito lideraram o ranking de reclamações da área de Assuntos Financeiros do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em levantamento realizado no primeiro semestre.
Dentre os motivos apontados pelo Proncon para as queixas estão a grande oferta no mercado sem que seja criada uma estrutura de segurança proporcional, além da ineficiência dos serviços de atendimento para solução dos problemas.
No primeiro semestre de 2006, foram 1.105 reclamações do total de 2.922 (37,81%) da área. No mesmo período de 2007, foram 1.674 reclamações de 3.929 (42,60%): um aumento de 51,49% em relação ao ano anterior. O número supera, inclusive, as reclamações do segmento bancário (1.004).
As principais reclamações são quanto a cobrança indevida (943), problemas com contrato - não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão etc. (194), e lançamentos não reconhecidos na fatura (159). Há ainda 111 reclamações referentes a envio de cartão sem solicitação.
Confira abaixo o ranking das reclamações sobre Assuntos Financeiros:
Colocação Assunto Reclamações
1º - Cartão de Crédito/Loja 1.674
2º - Banco 1.004
3º - Financeiras 363
4º - Cartões de Desconto 264
5º - Seguros 231