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Saiu o vencedor
A novaS/B acaba de anunciar o anúncio vencedor do Prêmio Leão Verde 2007: We want you, do redator Thiago Rodrigo Bocatto, da age., e do diretor de arte Fernando Henrique Patucci, da MPM.
O site (www.leaoverde2007.com.br) contabilizou 36.936 acessos e 8.243 unique visitors. Na área Exposição você pode espiar o shortlist.
Nesta sexta-feira (11), a agência recebeu os jurados convidados (Mario Mantovani, da SOS Mata Atlântica; Fernão Mesquita, do Grupo O Estado de S.Paulo; Nizan Guanaes, da Africa; Ricardo Chester, da JWT, Alex Perscinoto, da SPG&A, Eduardo Petit, da MaxAmbiental), que definiram o vencedor.
Patucci e Bocatto ganham uma viagem para o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, hospedagem e inscrição como delegados para acompanhar as palestras e eventos realizados na França, entre os dias 17 e 23 de junho, além de receber o troféu Leão Verde, criado com material reciclado pelo designer Sang Won Sung.
Comentários
Pelé - Gozado, a F/Nazca também ganhou um prêmio com essa peça. Só que no anúncio da F/Nazca, o anunciante era outro, a Petrobrás.
David Droga - Are you kidding?
Bush - Eu sou mais o do Mono
Caraca - Chupado e escarrado o da F/Nazca.
Sherloc - Parabéns aos vencedores, e parabéns também a dupla da f/nazca que fez primeiro. E só ir na busca no NOVO aqui do site do clube mesmo e digitar " petrobras", na pagina 5, tá la a campanha.
Coco - E eu sou mais o do Miki.
Neil French - So, you are saying that Mr. Bush will read this ad and decide to sign the Kyoto Protocol, right?
Timelo - Achei fraco... No shortilist tinha outros melhores... Mas ganhou, ganhou... Boa viagem...
Marcos - Péssima escolha! Além de chupado (o que já demonstra a falta de criatividade) a peça é um amontoado de idéias triviais e pouco persuasivas. Foge por completo dos critérios primordiais que levaram a criação do prêmio. A Nova S/B que me desculpe, mas deixou uma idéia sensacional cair na pior das mesmices.
Fernando - O dia q isso convencer o Bush... Acho q esqueceram q esse cara não é publicitário, não liga pra imagem do tio sam (q há mto tempo não representa o país ali dentro) e muito menos pra qntidade de fumaça q emite. O briefing confundiu até os jurados.
Rick - http://www.clubedecriacao.com.br/busca/busca.php?t=petrobras&SearchArea=novo&x=2&y=7&p=5#nav
Leão Laranja - Calma pessoal, quem sabe vocês ganham da próxima vez. Agora que vocês tem tempo até o próximo evento, talvez vocês consigam praticar um pouco. Mas vamos supor que ele copiou: quem não tem habilidade pra criar tem que ter coragem para copiar...em outras palavras: eles vão para Cannes, e você?
Bush - Isso não me convenceu.
Jurado - Nossa, o que a inveja não faz, hein? Toda essa cambada que comentou aí em cima deve ter mandado um monte de anúncio fraco pro Leão Verde. Parabéns aos vencedores.
Toba - "quem não tem habilidade pra criar tem que ter coragem para copiar". Você tá brincando né? fala a verdade, você está só querendo avacalhar, não é?
Daniel - Lamentável !!! Tanta coisa boa no short !!! Mas ta aí, isso só confirma a imagem que o os gringos tem da criação brasileira.
Canudinho - CANUDINHO FOI POUCO ESSE POVO FOI EH NA MAO GRANDE.. PARABENS PARA A IDEIA DA IDEIA!!! PS:ALGUEM TEM UM ANUNCIO PREMIADO PARA EU TB IR PARA CANNES??
Vovô - Prêmio com credibilidade discutivel desde a seleção do short list. Caso contrário não escolheriam uma campanha q já existe (F/Nazca). Triste e lamentável.
Fernando - Agora me lembrei das peças da F/Nazca. É, realmente a coisa ficou feia heim...
EdinhO - Sem comentários.
Rhafael - O meu maior desaponto é com os jurados. O candidato apenas concorreu, arriscou e ganhou. No jogo do bicho eu vou de Zebra!
dor de cotovelo - tinha peças melhores. apesar dos jurados, n entendi a escolha.
Oinc - Metam bronca no TIO SAM, e não nos brazucas... Estamos mandando nossa mensagem pro mundo, muito bem representados. É isso aí! A suinagem tá acabando!
Fala Sério - Coragem, meu amigo 'leão-pseudo-amarelo' acima, é defender uma idéia ORIGINAL, nunca uma COPIADA. Peraí. Você é a mãe de um dos rapazes que ganhou o prêmio por acaso?
George - OH MY GOSH!!! I will never sign any god damn protocol. Burn forests! Burn!!!
Pedro - Tem coragem pra copiar????? Que mérito hein?! Mais corajoso é quem manda um comentário deste. E é pra isso mesmo que estamos aqui, morrer de inveja e demonstrar um pouco da nossa indignacao. Que representem bem o Brasil la em Cannes. E tragam novas idéias pra cá. Afinal, a gente sabe copiar como ninguém, não é?
thomás - Sinceramente, eu não consegui ver a peça direito! tá cheia de fumaça na frente! a peça da f/nazca eu tbm não consegui enxergar NADA! Será que são as minhas cataratas? E outra: Cadê o aviso "o ministério da saúde adverte, fumar é prejudicial à saude"??? Afinal, pode fumar nesse site?
Guilherme Cury - Hahaha... quando meu brother aqui da agência falou: "Você viu que saiu o resultado do Leão Verde 2007?" Eu já logo perguntei: "não ganhou aquele da fumaça, né?" E olha que me deparo com o anúncio... Depois do FIAP (Tá mais pra Fiasco), eu já esperava!
Chupadoooooo - naum deveria nem ter sido selecionado, vergonha total!!!
Romeu Pinto - Já que estes caras conseguiram convencer o juri que esta peça é boa e inédita, será que eles não me ajudam a convencer alguém a comprar meu Fusca. Segue anúncio: FUSCÃO PRETO 68, lindão. Lanterna fafá, faról de milha, roda de magnésio. Já vem com kit gás.
Collin Powell - Os protestos foram muitos e a indignação foi generalizada ao vermos uma "coincidência" tão grande entre a peça vencedora e uma tal campanha da Petrobras criada pela F/Nazca anteriormente. Aguardo uma resposta da Nova S/B, em consideração ao tempo e credibilidade dedicados ao Prêmio por todos os participantes. Antes de mudarmos o gringo, é preciso refletir sobre o que podemos melhorar no metro quadrado em que pisamos.
MARCELO - Não vou criticar, pq não sei como a peça surgiu - se de inspiração ou "inspiração" - mas vou dar uma sugestão/solução: Que tal, diante das evidencias, anular o julgamento; ou desclassificar a dupla e promover o segundo lugar? Com a resposta, a Nova S/B.
jamelao - Tá bem no nível da publicidade brasileira.
Roger - Chamem o Frei da Boa Anunciação para os jurados e para o Bush a Legião da Boa Vontade.
Netinho Danado - Estou chocado com essa surpresa toda de vocês. pagar uma de "sou consciente e me preocupo com o mundo" e ser socialmente responsável dá uma boa grana e promove a imagem de bom moço de qquer agência. Resumo da ópera: terminou errado o que já começou errado. Troféu Chapa Branca para os vencedores.
Hugo Cukurs - Idéia copiada e achei fraca, mas blz... No short list tinham bem melhores. Espero que não tenha rolado panela...
Neli - Parabéns ao leitor LEÃO LARANJA pelo prêmio e pela viagem para Cannes. Com certeza foi ele que fez essa peça chupada e ruim. Ninguém defenderia esse anúncio com tanta veemência.
Alex K. - Sério, no Fiap a dupla de jovens criativos ganhou com um anúncio chupado, agora no Leão Verde também. Grande exemplo para os jovens criativos!
Bernardo Microwave - O leão verde está vermelho de vergonha
Joca - Eu tô procurando um fusca preto faz tempo cara.. qto tú tá pedindo ?! abs!
Nada com nada - Muito bom o anúncio, parabéns Rodrigo Burdman e Alexandre Abu, ficou muito bom mesmo!!!
Amélia - A IDÉIA DO LEÃO VERDE É FANTÁSTICA....A ESCOLHA DÚVIDOSA.....ESPERAVA MAIS.... MUITO MAIS.... UMA PENA, PQ NÃO VAI CONVENCER...(SE ESSA ERA A IDÉIA)....
Fernando - Mande um e-mail para contatosp@novasb.com.br se você, como eu, considera a prática do plágio algo medíocre. E saiba que premiar esse tipo de atitude é algo inadmissível. Assim como o propósito do concurso, vamos tentar fazer alguma coisa.
boa escolha - Diante de tantas peças com conceitos mais criativos. Nao sei para quem é mais vergonhoso.
Fernando - copiei mesmo e vou pra cannes de graça...
Nivaldo - Júri e participantes se esqueceram de ler o briefing, lamentável. Percebi que de nada adiantaria ter finalizado e enviado minha peça. As originais devem ter sido descartadas primeiro.
Bruno K - Então galera, isso é estranho...ou não levaram a parada a sério ou isso foi um pegadinha com o mercado. Parabéns pra dupla, tenho certeza que eles não viram as peças da Petrobras, afinal, isso é coincidência! Não?
V - É por isso que a gente tá dando show de criatividade em cannes...ÉGUA!
Panhol - O mais decente que a dupla vencedora poderia fazer era entregar o prêmio aos originais criadores, pedir desculpas e ficar na miuda.
Carlos Alberto - Galera, na verdade nem rolou uma chupada. Acho que foi por acaso, até pq o conceito da petrobras era outro. Apenas a questão visual que ficou extremamente parecida. Mas de qualquer forma o anúncio premiado é mediano. Já vi pelo menos 5 trabalhos de colegas que não entraram no short list e estavam assustadoramente superiores aqueles ali escolhidos. não achei incrivelmente ruim, mas dentre o short-list tinham anuncios mais legais que este e todo mundo viu isso (por isso a revolta geral). De qualquer forma desejo que os vencedores aproveitem a viagem, mas se lembrem que levaram uma sorte do kct em ganhar.
Rafael - Também acho que o certo seria devolver o prêmio. De preferência por iniciativa da dupla.
Luís Butti - Ridículo !!! chupado na caruda de uma campanha da F/Nazca. Só no Short List, tinham pelo menos 10 melhores que essa Leão Verde. Não participei, mas acho que quem participou devia fazer um protesto. Acho uma falta de respeito absurda com os outros participantes...na boa
Luís Butti - Parabéns a F/Nazca pela vitória no Leão Verde
Renato Maroni - Gostaria muito de saber qual o argumento da peça? Sério mesmo. não entendi. O que é que tem a ver essa fumaça? É das queimadas que o aquecimento global provoca? Será essa a principal e mais perigosa consequência? E o que tem a ver o Tio Sam no meio dela? Está pedindo ao Bush pra assinar o protocolo? Por que? Senão ele vai sufocar na fumaça? Quer dizer, é mais um anúncio que tenta ameaçar o cara mais odiado no mundo nos últimos anos? Alguém acha que isso intimida o Bush?
Vovó Danada - Meus netinhos, não precisa ter a minha experiência para entender como funciona o julgamento de concursos publicitários no Brasil. As peças em si, pouco importam. O que vale mesmo é a ficha técnica. Boa viagem, meninos. Voltem cheios de idéias para requentarmos aqui. A panela já está no fogo.
Tito - Bom, não reclamo aqui dos Vencedores. Não cabe a mim julgar a ideia, se é boa, se foi plágio, ou se convenceria ou nao... Acho q cabe no momento uma reclamação aos Jurados. Profissionais de GRANDES agencias, que "deixaram" ir para o shortlist, e ainda, ganhar o prêmio, uma peça que Supostamente teria sido plágio. (sim, é muito parecida com a da Petrobras) É estranho que pessoas de Altas agencias, não tenham se lembrado de uma campanha de um Cliente GRANDE! Abracos... E pros vencedores. Parabens. Conseguiram "despistar" o Juri e vao pra cannes...
Ivan - Sem desmerecer os anúncios classificados que são muitos bons, eu fiquei um pouco decepcionado da minha peça não ter entrado no "short list" do leão verde 2007. Na esperança que vocês compartilhem da minha opinião, estou mandando o anúncio que enviei. É só um desabafo! Mas desafio a quem não esboçar um sorriso. Abraços, Ivan Cardoso (Nota da Redação - Infelizmente não temos como mostrar o anúncio aqui, Ivan, só se vc mandar link de um site onde ele esteja pendurado).
roberto - então é assim que funciona este concurso???
joka - Se a idéia da SB era aparecer na mídia, pelo menos surtiu efeito. Pro ano que vem sugiro que criem a Hiena Amarela, porque alguém deve estar rindo dessa história até agora. Ou o Mico Leão Bronzeado. Parabéns aos perdedores que não chuparam idéia nenhuma.
francisco - A FNazca devia entrar no Conar Verde.
Cristiano - Filter>Straw>Suck
Cascatinha - hahahahaha, só rindo mesmo!
Julio Terra - Comentários, vergonha...
Al Gore - My dear friends, congratulations! You are outstandingly creatives....in the art of imitation.
orelha - E o pior é que eu não gosto nem da original...
Mário - É isso mesmo? Jovens criativos com o indosso de um "jurado respeitado" num concurso promovido por uma "agência séria" mostrando como se ganha prêmio? Ou é pegadinha?
Pedro - Lais, o CCSP como representante oficial da Criação Publicitária do Estado de São Paulo, devia se pronunciar sobre o resultado desse concurso. Eu sei que sempre vão haver os descontentes, mas colocando um anúncio ao lado do outro fica evidente a semelhança. Vocês deviam colocar isso em discussão. Quem sabe assim a gente moraliza esses prêmios. Voltar atrás numa decisão não é vergonha pra ninguém. A NovaSB que quis ficar bem na foto devia reconsiderar o resultado desse concurso. Vocês podiam "pressionar" como um CONAR. A semelhança podia até ser votada pela diretoria do Clube e escolhido um outro vencedor dentre os finalistas. Não é se envolver no que a NovaSB fez, mas é dar alternativas à agência que, com certeza, quis fazer o melhor possível. Vamos mostrar para a nova geração que a nossa profissão tem entidades dignas que lutam para melhorar o nível da criação brasileira aqui e lá fora. Deixando como está a nova geração vai achar que pode tudo. Que ética é coisa ultrapassada. E que o importante é ganhar, mesmo que não seja com seus próprios méritos. Podemos estar criando uma geração sem caráter. Pensem nisso. Eles são os futuros diretores de criação de amanhã. Vocês podem (e devem) mudar o rumo desse história. abs
Nota da Redação - Oi Pedro, tudo bem? Enviei seu comentário à diretoria executiva do Clube, para conhecimento e avaliação, por tratar-se de uma sugestão que você dirige à entidade, enquanto instituição representativa de uma categoria, e não ao site, ok? Meu território aqui restringe-se ao site e à revista Pasta. Abs. Tks.
Marcelo - Que bando de gente invejosa. Enquanto ficam aqui discutindo os caras arrumam as malas para ir a Cannes. E acho que o juri que elegeu a peça é mais do q gabaritado para tal.
Eugenio - Isso eh um pouco mais pornô do que uma chupada. Deveriam reavaliar. E quem participou com idéias originais, como fica?
Juzinha - Que baaaaaaando de invejosos! Sempre tive CERTEZA que um dia esses dois iam parar em Cannes... Seria só uma questão de tempo... Foi mais rápido que eu imaginava! Não precisaria nem ver o anúncio para ter CERTEZA que é bom, se foi feito por essa dupla... Thi e FH, vocês MERECEM!!! Parabéns!!! Estou mto mto mto feliz!!!!
Tito - Esqueceram de avisar a Juzinha que os caras só vão assistir o Festival. Não vão participar não! Mas quem sabe um dia eles possam ir a cannes para participar... Mas desde q dessa vez seja um anúncio com Referencias e nao COPIA!
Yogue - Já dizia o mestre cervejeiro, ou você tem a humildade de fazer o melhor possível e dar azar na hora de aprovar ou você tem a pachorra de copiar e dizer que é seu. Bom pra dupla que agora só quer saber de festa!!
Tamy - cambada de invejosos.... o que importa pra eles agora é se vai estar muito frio em Cannes.....
bohumil - Ridiculo a galera que fica malhando os dois, mandaram muito bem. Eles vão para cannes e vcs vão ficar chupando é dedo.... P.S.: Nao esquece do meu presente
Don Juan - Concordo. Não critico a peça (embora a ache mediana) por ter sido plágio, aliás, acho que foi coincidência. Mas poderia ter dado o prêmio pra qualquer outra que não gerasse essa polêmica toda. Como assim, Srs jurados, vcs não conheciam a campanha da FNazca? Acho que vcs deviam ler mais Anuário.
Luís Butti - Essa peça ai nao tem 1% da qualidade do meu portfolio. Alias, desafio qualquer um aqui que meu portfiolio é melhor.