arrow_backVoltar

Gunn Report 2005

O relatório deste ano já está pronto. Brasil tem dois filmes e três anúncios entre os mais premiados. Almap é destaque

02.11.05

O Gunn Report 2005 acaba de chegar à redação do Clubeonline e todas as suas tabelas, como já é tradição, serão publicadas por aqui. Só estamos aguardando uma autorização de Londres.

Já é possível adiantar que o Brasil emplacou três anúncios/campanhas (um da Leo Burnett e dois da AlmapBBDO) e dois filmes (ambos da DM9DDB), entre os 50 mais premiados do ano, e que a AlmapBBDO é pelo segundo ano consecutivo a agência mais premiada do mundo nos festivais internacionais de publicidade. Ao todo, tem 34 pontos, sendo 14 em TV e 20 em Mídia Impressa. Por um ponto, deixou para trás a francesa TBWA Paris.

A DM9DDB também está entre as 50 agências mais premiadas do ano, em 32o lugar, tendo somado 11 pontos, com troféus ganhos na categoria TV. Ano passado a agência estava no 42o lugar do ranking, ou seja, subiu 10 posições.


A F/Nazca é a terceira agência brasileira no ranking das mais premiadas de 2005, ocupando a 48a posição, tendo somado 09 pontos: sete em TV e dois em Mídia Impressa.

A Argentina emplacou quatro comerciais e dois anúncios. Portugal, uma campanha impressa, que todo mundo já sabe qual é, certo? Bandeiras, da FCB Lisboa, para a revista Grande Reportagem. Quinta campanha impressa mais premiada do mundo, em 2005.

Os dois filmes brasileiros que estão entre os 50 mais premiados são:


Em 29o lugar: BONJOUR PARIS LANGUAGE SCHOOL - “Heart
Attacks”
  - DM9DDB - com 8 pontos
Em 50o lugar: COMPANHIA ATHLETICA - “Crying”  - DM9DDB - com 6 pontos


O filme mais pontuado na categoria foi “Grrr”, criado pela Wieden+ Kennedy (Londres) para Honda Diesel, que obteve incríveis 35 pontos.


Os três anúncios (ou campanhas impressas) brasileiros que estão na lista dos 50 mais premiados em 2005 são:


Em 16o lugar - INSTITUTO AKATU - “Favela” - Leo Burnett - 9 pontos

Em 18o lugar - VEJA MAGAZINE - campanha “Bin Laden”/”Bush”/”Saddam” - AlmapBBDO - 9 pontos

Em 42o lugar - GOL LINHAS AEREAS - “Ahora Todo El Mundo” -
AlmapBBDO - 5 pontos

A campanha impressa mais premiada do ano foi criada pela Creative Juice/G1, da Tailândia, para a Tamiya Model Kits Shop. As peças são: “Light Bulb”, ”Frog” e “Watermelon”.

O Brasil caiu para o sétimo lugar entre os países mais premiados de 2005. Em 2004, ocupava a quinta posição. A Argentina ficou em quarto lugar. Em 2004 estava empatada conosco, na quinta posição. Estados Unidos ficaram com o primeiro lugar, Inglaterra com o segundo, e França com o terceiro.

Volkswagen é mais uma vez a empresa anunciante mais premiada do ano, seguida de adidas e Sony. Em quarto lugar estão empatados Honda e Nike.

A Jodaf Mixer, de São Paulo, está entre as 25 produtoras de comerciais mais premiadas de 2005, empatada com a Czar, que tem sedes em Amsterdã, Bruxelas e Nova York. A Jodaf ocupa o 24o lugar da lista. Ano passado ocupou a 21a posição.

O diretor de comerciais mais premiado do ano é o tailandês Thanonchai Sornsrivichai, que acumulou incríveis 37 pontos. Ano passado ele ocupava a segunda posição do ranking, atrás de outro tailandês: Suthon Petchsuwan.


A Argentina tem, este ano, nada menos do que cinco diretores de cena entre os 25 mais premiados do mundo.


A rede de agências mais premiada do ano é a TBWA, seguida da BBDO e da DDB.

Gunn Report 2005

/