Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
MTV muda para acompanhar público jovem
A partir de pesquisas de comportamento e consumo de mídia do universo jovem, a MTV constatou mudanças importantes no modo de agir do seu público-alvo. Dessa forma, a emissora anuncia um novo posicionamento para 2007, acompanhando as transformações pelas quais passam esses jovens, na atualidade.
A MTV passa a se apresentar como uma emissora que oferece conteúdo "multimídia", buscando seu público onde ele estiver, por meio da TV, Internet, revista, celular ou até pelo rádio, já que o canal terá uma emissora de rádio FM, em São Paulo, com lançamento previsto para janeiro do próximo ano.
A programação para 2007 será amplamente reformulada. A nova MTV definitivamente não será mais aquele canal de "videoclipes", como nos primórdios.
De acordo com as pesquisas da emissora, o videoclipe não é mais tão 'televisivo' e hoje está mais ligado ao mundo digital, ao You Tube, ao My Space e ao MTV Overdrive. No canal, o videoclipe aparecerá apenas a serviço dos programas apresentados ou na madrugada.
Até a parada diária reunindo os mais pedidos, "Disk MTV", lançada em 1990, quando a emissora surgiu no Brasil, sairá do ar.
"Apostar em clipes na TV é um atraso", afirmou Zico Góes, diretor de programação da emissora, durante a coletiva que anunciou as novidades.
A emissora irá apostar, então, no "engajamento-vínculo" entre mídia e público. Reality shows e comunidades serão vedetes na programação.
No Verão 2007, por exemplo, a audiência vai poder interferir na programação, produzindo conteúdo para todos os meios da emissora: TV, revista, celular, site e Overdrive. Esses canais vão criar espaços e situações para que o usuário da MTV possa mixar videoclipes, enviar fotos de flagrantes de verão, gravar sua performance de karaokê, criar ringtones e wallpapers, produzir blogs e notícias, fazer seu próprio comercial/merchandising com os produtos dos patrocinadores, entre várias outras atividades interativas.
Essa maior interatividade veio da constatação de que os jovens cada vez produzem e distribuem mais seus próprios conteúdos. Dentre os dados apurados, a emissora constatou que mais 75% dos vídeos mais assistidos no You Tube, em 15/11, eram UGC (user generated content). Além disso, estima-se que já existem 14 milhões de blogs no mundo.
A emissora, segundo seus executivos, cresceu 12% em audiência, este ano, e 9% em termos comerciais, em relação a 2005.
O fato de os clipes sairem do ar, segundo a diretoria do canal, não significa que a música deixará de estar presente, mas sim que o conteúdo musical mais 'empobrecido', que virou 'commodity' de diversas emissoras, não interessa mais à MTV.
Comentários
Marcelo Lennon - Ou seja a MTV vai ficar uma m.... MTV (Music Television) que não tem música?? Vai fazer programinhas sem conteúdo pra uma juventude que cada dia mais precisa de conteúdo. Desculpem mas prefiro mil vezes a MTV com sua proposta original: MÚSICA!!!! ml_drummer@hotmail.com
Sávio Marques de Oliveira - Amigo, vc não leu matéria? Olha no final... a música não vai acabar. O problema é que programa com videoclipes tem aos montes... Aqui em BSB tem o Pop Clipe, dá pra ter uma idéia da tosqueira que é só pelo nome... Abraço saviomo@gmail.com
Nota da Redação: Na verdade esse parágrafo final da nota foi acrescentado depois, justamente para responder a inquietação do Marcelo. O erro não foi do Marcelo, ok?
Giovane - Concordo em partes de a MTV se atualizar, mas precisa ser autêntica e não só seguir essas cabecinhas que muitas vezes se dizem "pensantes"! Hoje já tem um monte de programa de m. rodando. Quero só ver no que vai ficar... Inovação é o caminho, mas CUIDADO! giovane_design@yahoo.com.br