Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brinquedos da Mattel proibidos pelo Governo, às vésperas do Dia das Crianças
Todas as licenças de importação de produtos da empresa Mattel estão suspensas desde 17 de agosto.
A informação só foi confirmada nesta terça-feira (11), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A empresa já foi notificada.
A Mattel não produz brinquedos no Brasil, mas sim na China, Indonésia, Malásia, Tailândia e México, entre outros países. Dentre os produtos fabricados pela marca estão as bonecas Barbie e Polly, Batman, Superman, Hot Wheels, Max Steel, Fisher-Price e Matchbox.
Só poderão entrar no Brasil brinquedos da Mattel cuja data de saída dos países de origem seja até 16 de agosto.
Esses lotes serão fiscalizadas um a um.
Segundo o Ministério, a suspensão só será revogada quando a fabricante atender a todas as normas técnicas, que são estabelecidas por órgãos do governo e fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A Mattel divulgou documento, também na terça-feira, no qual lamenta a decisão do governo de proibir a importação de brinquedos.
A proibição ocorre a poucas semanas do Dia das Crianças e, segundo a empresa, terá "efeito devastador e nefasto".
O presidente da Mattel do Brasil, Alejandro Rivas, disse, porém, esperar que a decisão seja revertida ainda nesta semana.
A Mattel informou ainda temer que a redução de oferta leve ao aumento de preços ao consumidor e, também, que aumente a oportunidade para que a informalidade "tome conta do mercado".
A Mattel anunciou, em novembro do ano passado, um "recall" dos ímãs de bonecas da marca Polly. Já em agosto de 2007, efetuou o "recall" de outros produtos da marca Polly pelo mesmo problema com o ímã, assim como com os cachorros da "Barbie" e os bonecos do "Batman".
Na última terça-feira (4), foi anunciado recall de mais 11 itens por excesso de chumbo na tinta. Seis desses produtos são comercializados no Brasil: cinco acessórios da marca Barbie e um item da marca Fisher-Price. Nenhuma boneca Barbie faz parte deste recall.
Segundo informou a empresa, a convocação é uma extensão do recall feito em agosto. No total, foram afetados 522 mil brinquedos nos EUA e 322 mil em outros países. Cerca de 7 mil unidades chegaram ao varejo brasileiro e a maioria já está nas mãos dos consumidores.
Com infos do G1.