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Sobre a campanha de Sol... (de um professor)
"Senhores, na condição de professor universitário, escrevo ao CCSP para expressar meu estado de espanto ao ver uma campanha (a da cerveja Sol), dirigida a jovens, que ja têm como precedente baixíssimo nível de educação fundamental, com o mote 'VAMO AÍ'.
Será que um dia teremos uma publicidade mais correta, que ajude as pessoas a se expressar melhor, e não use jargões populares (nada contra o popular para apelo ao consumo de produtos), mas sim conceitos escritos de forma correta, para que esses alunos nao cheguem na sala de aula e escrevam ainda mais pessimamente, reduzindo ainda mais o nível educacional desse país.
Será que não poderíamos fazer nossa parte e melhorar isso, já que nosso governo não tem se empenhado de forma eficaz?
Agradeço a atenção dispensada".
Nelson Amorim
Professor de Comunicação Empresarial nelson.amorim@uol.com.br
Comentários
Valter - E iam usar o que? "Vamos aí"? Bem próximo da forma como as pessoas se comunicam no dia-a-dia, né? Cerveja é produto de apelo popular, e só consegue atingir seu público falando como ele fala. Linguagem acadêmica, no caso, acho que não resolve. ;-) valterklug@hotmail.com
big - esse professor não sabe nem escrever: o correto é "cheguem À sala de aula" e não "cheguem NA..."
Paulo Hiromi - Acho até que ficaria melhor se fosse Vamaí. phiromi10@uol.com.br
Herik Mourão - Seria bacana se os nivel dos professores melhorasse. Nunca tive aula com o senhor, mas garanto que a informação que a maioria dos professores passa em sala de aula poderia ser obtida numa revista, blog ou site por ai. O nível da educação no Brasil é péssimo e todos nós (alunos, professores, empresários da educação e empregadores) somos também culpados, cúmplices de governos e politicos ainda mais incompetentes. hmourao@yahoo.com.r
Gabrisao - Ehhh Doutô... ishtmemo@hotmail.com
Raul - Ainda tem que agradecer pq não é VAMU AÌ. rauxinol@gmail.com
Carlos - Acho que esse professor trabalha na AmBev. xinino@teletag.com.br
Fê - Democracia é isso. A gente tem que ler opiniões e respeitar. E por mais nada a ver, sempre aprendemos algo com elas. Mas não é preciso concordar nem esculhambar. Agora, na minha opinião, esse papo de que usar expressões de forma coloquial em propaganda, letras de música, poesias etc. deseduca é bastante discutível. fevirginia206@yahoo.com
Candido - What's'up ou Whasup? macieiradepinhao@gmail.com
Lucieide - Ok, ok. Todos somos unânimes em dizer que o mote da campanha fala diretamente ao target e blablablás. Então, para não ser redundante, vou apenas fazer uma perguntinha ao professor (?) Nelson: Que concordância é essa que o senhor utilizou em "...que ajude as pessoas a SE EXPRESSAR melhor..."???? (risos)
lucieideoliveira@yahoo.com.br
Aline Leucz - Conversando com qualquer professor de Língua Portuguesa ou dando um pulinho ali no Museu da Língua na Estação da Luz, o professor vai ver que o comercial não é tão ruim assim. Acesse a internet. Converse com uma criança de 10 anos. A língua mudou e a publicidade vai ser, sempre, a primeira a identificar e se apropriar dessas mudanças por ter na coletividade sua principal inspiração. Isso não é uma apologia à incorreção. Acho sim que o nosso idioma merece respeito. Mas a língua é viva, muda, evolui. Senão eu ainda o estaria chamando, com todo respeito, de Vossa Mercê. aline.leucz@uol.com.br
Pasquale - Menos, Lucieide. Se 'expressar' melhor é o correto. Olha o português... Outro exemplo: o governo quer incentivar as pessoas a comer mais, e não a comerem mais...e por aí vai. pasquale@ibemol.com.br
Felipe Gaúcho - Concordo. Acho um absurdo usar "Vamo aí". Seria melhor "Vamo Aê!" felipegaucho@gmail.com
Ricardo Niffinegger - Uma coisa que aprendi como fundamental para o sucesso de uma propaganda é sua capacidade de falar a língua do target. Por isso, nesse caso, concordo com o anúncio e não com o professor. No entanto, há um ponto a ser esclarecido nessa história: o VALOR da propaganda. Será que o conceito da peça em questão traz algum valor para o target? ricardonif@hotmail.com
Francisco - Quem tem idade para beber cerveja (ou se interessar por ela) e que tem algum conhecimento da língua sabe discernir que Vamo Aê está errado, mas é usado pelo povo e é uma expressão conhecida. Agora, se o professor quer criticar se essa atitude do comercial prejudica a língua portuguesa para quem não é consciente, veio no lugar errado: ele deve criticar é o governo pela educação que dá à população. franciscoprado@ibest.com.br
Diego Pereira - É uma colocação válida a do professor, mas a propaganda não seria tão eficiente se fosse de outro jeito, isso é fato. Existem outros temas mais impactantes a serem discutidos nessa campanha que não o seu mote. Por exemplo, a ausência de afrodescendentes fica clara no vt, e o único que aparece está vendendo cerveja. Professor, acho que isso sim é um tanto espantoso. diego_dantas@hotmail.com