arrow_backVoltar

Quarta Mídia

Problem Solver reclama dívida junto a Gazeta Mercantil; Globo perde audiência equivalente a todo o Ibope do SBT

04.07.07

QUARTA MÍDIA - 04/07


Gazeta Mercantil pode ter marca leiloada


Processo aberto por uma empresa batizada Problem Solver está trazendo alguns problemas para a Gazeta Mercantil, jornal de economia e negócios da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), de Nelson Tanure. Isso porque a Problem Solver reclama uma dívida não quitada de R$ 1,5 milhão da Gazeta Mercantil, contraída quando o jornal ainda era controlado pela família de Luiz Fernando Levy. Foi marcada uma audiência sobre o caso para o dia 30 deste mês no Fórum João Mendes, em São Paulo. Dependendo do resultado dessa audiência, a marca Gazeta Mercantil, que tem valor avaliado em R$ 200 milhões, poderá ir a leilão. A CBM considera que o débito em questão é da antiga Gazeta e não seu (leia anterior aqui)


Um SBT a menos


Merece destaque nota da coluna do jornalista Daniel Castro na Folha de S. Paulo desta quarta-feira, 3. Uma análise sobre a audiência das principais emissoras abertas do Brasil – na Grande São Paulo – no mês de junho, segundo dados do Ibope, mostra que a Rede Globo perdeu 7,2 pontos em junho deste ano (18,5 pontos) com relação à sua média obtida no ano passado (25,7). O SBT registrou média de 7,1 pontos. Ou seja, a Globo perdeu o equivalente a um pouco mais do que toda a audiência do SBT, que é a terceira colocada no ranking do Ibope.


De vento em popa


Quem continua se dando bem nas aferições de audiência do Ibope é a Rede Record. A emissora consolida a vice-liderança com média de 7,4 pontos, o que representa crescimento de 19% com relação aos números referentes a junho de 2006. Trata-se de um incremento significativo, principalmente se considerado que o número total de televisores ligados na Grande São Paulo caiu 4,5% em junho de 2007 com relação ao mesmo mês do ano passado – quando aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha. Eram 48,5% em 2006, contra 44%. neste ano.


Last.FM, a nova MTV


A Last.FM, emissora de rádio na Internet (www.lastfm.com ou sua versão em português www.lastfm.pt) é tratada em uma nota publicada na renomada revista de música britânica Word Magazine (www.wordmagazine.co.uk) como a nova MTV. A publicação considera que a Last.FM irá mudar a relação do público com a música da mesma forma que a MTV fez nos anos 80 no mundo, quando a música definitivamente ganhou o universo da imagem. Agora, o que a Last.FM mudará é a relação de interatividade do público com suas músicas ou bandas preferidas. A emissora de rádio não toca simplesmente aquilo que foi selecionado pelo internauta. Oferece um leque de serviços que inclui videoclipes, biografia e discografia de bandas e artistas, fotos e comércio eletrônico. Também oferece dados como lista dos ouvintes mais recentes da banda no site, rol de bandas ou artistas que tocam um som similar ao da banda selecionada, ranking das músicas mais ouvidas da banda escolhida e textos postados pelo público.


Mais jornais nos aeroportos


Sediado em Curitiba (PR), o MegaMídia Group prepara o lançamento de novos jornais para circulação em aeroportos. Atualmente, a empresa edita o Congonhas, que circula no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Afonso Pena, que circula no Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba. Até o final deste ano, cinco novos títulos serão colocados no mercado, sempre batizados com os nomes dos aeroportos para o qual cada edição será voltada. O Rio de Janeiro terá o Santos Dumont; Brasília, o JK; Salvador ganhará o Luís Eduardo Magalhães; Belo Horizonte, o Confins; e Porto Alegre, o Salgado Filho. Cada edição tem tiragem que varia entre 5 mil e 10 mil exemplares, segundo seus editores.


Só música clássica


Uma das primeiras iniciativas de Paulo Markun à frente da Fundação Padre Achieta, cuja presidência assumiu no mês passado, foi promover uma grande reestruturação na rádio Cultura FM, de São Paulo. Com o argumento de que a emissora deverá ter programação pautada só na música clássica, diversos nomes importantes foram dispensados do quadro de apresentadores e vários programas, cancelados. Na sexta-feira da semana passada, o Diário da Manhã, de Salomão Schvartzman, saiu do ar. Era uma das maiores audiências da Cultura FM. Também perderam seus programas o maestro Fábio Prado e Gioconda Bordon. Esta última, no entanto, deixou de ser apresentadora para tornar-se diretora da Rádio Cultura. Já Prado passará a comandar um programa (não mais o Crossover) na Cultura AM.


Bom Dia no IVC 1


A rede Bom Dia de jornais, que publica diários em São José do Rio Preto, Bauru, Jundiaí e Sorocaba (cidades do interior paulista), teve sua filiação aprovada e passa a ter sua circulação aferida pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). Controlada pelo Grupo Traffic, de J. Hawilla, a rede Bom Dia está completando dois anos de atuação no mês de agosto, quando foi lançado a primeira de suas quatro versões: o Bom Dia Rio Preto. Em novembro do mesmo ano surgia o Bom Dia Bauru e o Bom Dia Sorocaba e, em dezembro, o Bom Dia Jundiaí. A Traffic é dona também da TV Tem, rede de afiliadas da TV Globo no interior do Estado de São Paulo.


Bom Dia no IVC 2


A filiação da rede Bom Dia ao IVC oferece dados mais técnicos aos departamentos de mídia das agências para seus planejamentos de veiculação. Logo após o seu lançamento, a rede Bom Dia foi acusada por alguns concorrentes de “inflar” os dados sobre sua circulação ao integrar os números das quatro praças em que atua nas peças de marketing publicitário, fazendo pensar que os dados referiam-se a uma única versão. Pelo menos essa era uma reclamação recorrente dos diretores do Diário da Região, líder em circulação na região de São José do Rio Preto. Com o IVC, a pendenga estará definitivamente resolvida.

Case de mídia


A Rádio Sul América Trânsito tem abocanhado praticamente todos os prêmios que disputa. Lançada em fevereiro deste ano pela Sul América Seguros, a emissora foi idealizada pela MPM Propaganda em parceria com o Grupo Bandeirantes de Rádio e transmite informações sobre o trânsito na região da Grande São Paulo. A iniciativa ganhou Leão de Bronze no Media Lions do Festival de Cannes deste ano e saiu-se vencedor do Grand Prix de Case do Prêmio de Mídia Estadão, cujos ganhadores foram revelados nesta semana, em São Paulo. Já no prêmio Folha-Uol de Mídia, um anúncio para a emissora venceu como Melhor Uso do Meio Jornal.


Por Marcelo Affini – quartamidia@ccsp.com.br

Quarta Mídia

/