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Unilever, Arcor e Néctar multadas por 'maquiar' produtos
A Unilever, a Arcor e a Néctar foram multadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, por terem "maquiado" alguns produtos, ou seja, por terem reduzido quantidades nas embalagens sem avisar os compradores, como determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
A redução pode ser verificada no extrato de tomate Arisco, balas Butter Toffe e Doce de Leite Néctar.
A Unilever terá de pagar o valor de R$ 788,2 mil devido à redução da embalagem de Arisco. A quantidade do produto passou de 370 para 350 gramas. A Arcor, fabricante das balas Butter Toffe, foi multada em R$ 472,9 mil, pela redução do pacote de 950 gramas para 800, o de 500 gramas para 400 e o de 200 gramas para 170. A Néctar terá de pagar R$ 177,3 mil pela redução de uma das embalagens do Doce de Leite, que passou de 500g para 400g.
As punições foram publicadas no Diário Oficial da União.
De acordo com o DPDC, a Unilever explicou que diminuiu a quantidade para seguir o padrão imposto pela marca líder no mercado, a Cica. A Unilever disse que não houve publicidade enganosa ou omissão capaz de induzir o consumidor ao erro, já que a nova embalagem continha todas as informações sobre o produto.
A Arcor argumentou que apenas passou a comercializar três novas embalagens do produto e que todas as informações estavam contidas nos rótulos.
A Néctar disse que comercializa o doce em várias quantidades e que a de 400g foi lançada e indicada ao consumidor por meio de uma estrela vermelha grande impressa na embalagem.
O DPDC ressaltou que a simples indicação do novo peso do produto, sem qualquer outra advertência, não informa de maneira clara e ostensiva a alteração efetuada na quantidade e que, portanto, não foi respeitado o direito à informação do consumidor.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.