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Para evitar o mico digital - Por Roberto Guarnieri
Para evitar o mico digital
Por Roberto Guarnieri*
Se você precisa executar um serviço, seja que serviço for, é uma medida prudente e sensata contratar um especialista, alguém em quem possa confiar, e se valer dos melhores produtos à disposição no mercado. Um grande anunciante nos convida a evitar o mico, e eu convido você, leitor, a evitar o mico digital.
Já não é segredo para ninguém que marcas, grandes ou pequenas, preferem contratar agências de propaganda interativa e, portanto, mais especializadas, para cuidar da sua comunicação na Internet, mobile e outras mídias digitais.
É um movimento natural do nosso mundo, em que a especialização é um fator de diferenciação e de garantia de melhores resultados. E é bom que seja assim, porque nos obriga a procurar parcerias com clientes e fornecedores de serviços que não dominamos - e que são obrigados a nos procurar quando o assunto é comunicação interativa de marcas.
Muitas agências off-line descobriram que é muito mais efetivo desenvolver sólidas parcerias com agências online do que investir em um negócio para o qual não têm a menor vocação: tecnologia. Infelizmente, muita gente ainda não pensa assim - e desconfio que é pelo temor injustificado de perder o cliente.
Em minha opinião, seria muito mais saudável para o negócio da comunicação como um todo (online e off-line), se cada agência se concentrasse em um core business específico e evitasse o equívoco de tentar dominar todas as disciplinas da comunicação a um só tempo e lugar. Planejar é uma coisa, gerir e executar é outra.
O sucesso de muitas campanhas na Internet, diria mesmo o sucesso das melhores campanhas, se deve exatamente ao trabalho conjunto de agências online e off-line. O objetivo final de todos é agregar valor para a marca atendida e, quando fica clara a posição de cada agência dentro do cliente, acaba a história da competição. Temos todos o mesmo compromisso, que é o de construir marcas sólidas. E os trabalhos do online e do off-line são interdependentes e complementares.
O conceito de parceria, os envolvidos na comunicação de uma marca trabalhando em conjunto a partir de um mesmo briefing, só traz benefícios para todos. Surgem daí soluções de comunicação alinhadas, em sintonia, que dialogam entre si e se somam. Permite que cada um se concentre no que é melhor, em sua expertise, e então uma idéia estática acaba se transformando em um conceito multimídia, inovador e interativo. Nosso cliente só poderá comemorar.
É hora de colocar o ego de lado e deixar o profissionalismo falar mais alto. Já fui testemunha de idéias de comunicação online que geraram idéias para o off-line e vice-versa. Para evitar o mico digital, é mais prudente que cada macaco fique no seu galho, mas que estejam todos numa mesma grande árvore.
*Roberto Guarnieri é presidente e diretor de criação da A1.Brasil