Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Criado-mudo tem futuro?
Seu passado todos conhecem. Começou sua carreira com a aristocracia, que sempre teve dezenas de criados, inclusive os mudos. No presente, tempo do politicamente correto, há quem jure que nunca teve um criado mudo. No máximo um Colaborador Portador de Necessidades Especiais. Mas o importante mesmo é o futuro. Ao nosso lado há tanto tempo, o criado-mudo pode ficar interativo? Mais do que isso, precisa ficar?
Precisar mesmo talvez não precise. Mas se tem geladeira que acessa a internet, não custa explorar as possibilidades.
Imagine um criado-mudo com um abajur embutido pra você nunca mais andar no escuro porque não encontrou o interruptor da luz. Se uma mesa de centro pode ser assim, por que o seu criado-mudo não pode?
Agora imagine um criado-mudo que seja um despertador que usa seu mp3, tenha um telefone sobre IP e seja um porta-retratos que usa suas fotos digitais. Tudo ao mesmo tempo. É só ver o Surface ou uma reactable funcionando e esperar essas tecnologias chegarem no seu quarto.
Agora, se você é muito ocupado, imagine um criado-mudo que exibe a hora, suas mensagens de SMS e os feeds de RSS das notícias que você mais lê. Passe a tecnologia do smart mirror do banheiro para o tampo do seu criado-mudo e divirta-se.
Eu não sei exatamente que nome esse troço vai ter lá na frente, mas por garantia já dei ao meu criado-mudo uma nova função: porta-Nintendo DS. Ninguém pode dizer que não é mais interativo que um controle de TV.
Fernando Penteado
Diretor de Criação da One Digital
fernando.penteado@one.com.br