arrow_backVoltar

Internacional

BMW deixa de investir em "advertainment". Leia...

11.10.05

A BMW da América do Norte, que sacudiu o mercado publicitário mundial em 2001, com o lançamento da mega bem sucedida ação "The Hire", deixará de utilizar o entretenimento como ferramenta de marketing. As informações são de matéria assinada por Jean Halliday e Marc Graser, do AdAgecom.


De acordo com a reportagem, diversos motivos levaram a montadora a tomar essa decisão. O primeiro foi dinheiro, ou seja, esse tipo de ferramenta não caberia mais no enxuto orçamento da empresa, que giraria em torno de US$ 70 milhões/ano.


O outro motivo seria a dança de executivos da área de marketing na BMW. O principal responsável pela guinada da companhia para o entretenimento, James McDowell, deixou o comando da área de comunicação, dando lugar a Jack Pitney, que não pretende incrementar as ações da empresa nesse campo.


Além disso, a matéria também cita o fato da BMW não estar mais sendo atendida pela Fallon, desde junho. A agência foi a responsável pela criação de The Hire e manteve a conta da montadora por 10 anos.


Uma fonte do site AdAge disse que o sucesso da série fez com que a matriz da BMW, na Alemanha, passasse a exercer uma pressão maior para a aprovação de novas idéias, fato que criou um "pesadelo de burocracia".


A última ação da montadora no segmento de entretenimento foi o lançamento de um "comic book" sobre a série "The Hire". Esse projeto contou com um suporte de marketing pouco expressivo. A BMW também teve seus automóveis pilotados pelo agente secreto James Bond, em suas três aventuras (longas-metragens) mais recentes.


A reportagem do Clubeonline percebeu um reflexo dessa mudança promovida pela BMW. O site do projeto The Hire, que trazia oito curtas-metragens para download, encerrará suas atividades no dia 21 de outubro.


Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui (apenas para cadastrados no site AdAge).



 

Internacional

/