arrow_backVoltar

Comportamento

Ninar bebê do lado direito pode ser sinal de estresse

29.08.07

Pesquisa realizada na Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, indica que mães que ninam seus bebês no lado direito do colo podem estar sofrendo de estresse extremo.


O estudo analisou 79 mães e seus bebês, com média de sete meses de idade.


As participantes foram observadas em casa e tinham de segurar as crianças no colo e embalá-las em um dos braços. Tinham ainda de completar um formulário com questões sobre saúde mental.


Os estudiosos perceberam que 86% das mães que não apresentavam sinais de estresse ou depressão preferiram segurar seus bebês no lado esquerdo. Por outro lado, 32% das que manifestaram estresse naturalmente ninaram seus bebês no lado direito.


Pesquisas anteriores já haviam indicado que a maioria das mães prefere segurar seus bebês no lado esquerdo do colo, independentemente de serem destras ou canhotas.


Nadja Reissland, coordenadora da pesquisa, explica que a maneira pela qual as mães interagem com seus bebês é um dos melhores indicadores de seus estados mentais e que muitas delas não percebem que estão sofrendo de estresse ou não querem admitir.


Para os estudiosos, mães estressadas podem se tornar deprimidas, o que pode prejudicar o bem-estar e o desenvolvimento mental do bebê.


Com informações da BBC Brasil.


Comentários

Carlos - Importante isso para o mercado 'da comunicação, hein ? Daqui a pouco o site vai ter testes de ralacionamentos igual a revista Nova.


 

Comportamento

/