Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Piauí escolhe F/Nazca e descortina batalha administrativa do Estadão
Os bastidores da batalha administrativa do Estadão em matéria na revista Piauí, cuja conta publicitária foi para a carteira da F/Nazca; painéis luminosos de bancos resistem ao Cidade Limpa em SP; AdNews sofre restrição pelo Google
Dunas do Estadão 1
A revista Piauí que chega às bancas neste final de semana tem na pauta uma grande matéria que deverá dar o que falar no mercado. Isso porque a publicação da Editora Alvinegra encomendou ao jornalista Sandro Vaia um texto sobre os bastidores da batalha administrativa do jornal O Estado de S. Paulo, durante o processo de transformação pelo qual passou o diário nos últimos anos. Vaia trabalhou no Grupo Estado por mais de 30 anos e foi diretor de redação do jornal até outubro do ano passado. A matéria terá o título Detrás das dunas do Estadão.
Dunas do Estadão 2
Entre os temas abordados por Vaia, os que mais deverão chamar a atenção do mercado referem-se aos bastidores envolvendo a saída dos acionistas (leia-se família Mesquita) do comando executivo do Grupo Estado e as desavenças familiares na empresa, as dívidas e o processo de modernização gráfica e editorial pelo qual passou o Estadão.
Primeiro aniversário
A Piauí, aliás, celebrará em outubro um ano de existência. Atualmente, o título tem circulação paga de 35,2 mil exemplares por edição, sendo 15,2 mil para assinantes e 20 mil vendidos em bancas, segundo dados auditados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). A revista é uma das poucas com circulação auditada pelo órgão desde o seu número 1 e circula com uma média de 80 páginas por edição, das quais 22 são de publicidade.
Piauí contrata F/Nazca
Ao completar seu primeiro ano, a Piauí parte para uma nova etapa visando o crescimento de sua circulação e o fortalecimento de suas estratégias de marketing publicitário. Entre as iniciativas que já foram tomadas neste sentido está a contratação da F/Nazca Saatchi & Saatchi como nova agência de publicidade da revista. A estréia da agência será com ação envolvendo o aniversário. Vale lembrar que a agência de Fábio Fernandes atende as contas do Unibanco, instituição financeira da família Moreira Salles.
Cidade cada vez mais limpa 1
A Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no início deste ano em São Paulo, continua a fazer vítimas na capital paulista. Agora a mira dos bombardeios da Prefeitura Municipal volta-se aos diversos painéis luminosos indicativos de horário e temperatura que estão espalhados em topos de prédios da cidade, sempre com patrocínio de instituições financeiras, como Itaú, Bradesco, Santander, Safra e Unibanco. O Bradesco já decidiu desativar o seu, localizado em uma das pontas da Avenida Paulista.
Cidade cada vez mais limpa 2
O mais célebre desses painéis luminosos, no entanto o do Itaú que fica sobre o Conjunto Nacional, também na Paulista é que está dando mais trabalho para o poder público paulistano. Isso porque ele já existia quando o edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), do Estado de São Paulo, o que fez crer que não poderia ser modificado. Mas a prefeitura, numa tacada esperta, informa que pretende manter o relógio e o termômetro no topo da cidade, retirando apenas a informação publicitária. E estaria disposta até a arcar com os custos de manutenção desse serviço.
Resistência perseverante
A Clear Channel Brasil, empresa multinacional criada no ano passado depois da fusão das operações da Clear Channel Outdoor, de placas e painéis luminosos ou eletrônicos, com Clear Channel Adshel, de mobiliário urbano, é uma das poucas resistências do segmento que se mantém à Lei Cidade Limpa, que proíbe publicidade exterior na Cidade de São Paulo. Com cerca de 1,2 mil placas e 120 painéis urbanos instalados, segundo informações contidas em seu site, a Clear Channel levou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a sua briga pela manutenção de seus pontos de exibição na capital paulista. Em julho passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo havia derrubado as 55 liminares que ainda eram válidas contra a lei municipal. Mas, devido ao recurso no STF, a multinacional mantém o direito de explorar os pontos publicitários que detém na cidade.
Contraindicado pelo Google
O site de notícias AdNews (www.adnews.com.br) tem sofrido desde o início desta semana restrições de acesso por parte do Google. Quem faz a busca pelo nome do site encontra o link para ele e abaixo, a frase Este site pode danificar seu computador. O internauta que insistir e clicar no link do AdNews é remetido para uma outra página do Google, onde repete-se a informação de que o AdNews pode prejudicar o computador e recomenda-se que ele retorne à página de busca e opte por outro site. Ou ainda que se a opção for por entrar no AdNews, o internauta deverá digitar a URL e fazer isso por sua conta e risco. Paulo Rosa, responsável pelo site, afirma que não recebeu qualquer aviso ou justificativa do Google a respeito dessa restrição e que tem sido impossível entrar em contato com o portal.
Mais carros nas bancas
A Editora Escala prepara o lançamento de uma nova revista voltada ao segmento automobilístico. Trata-se da versão brasileira da norte-americana Car & Driver. Assim, as bancas nacionais passarão a contar, a partir de novembro, com um dos principais títulos internacionais do setor, que já é disputadíssimo por aqui. Entre as maiores publicações do gênero no Brasil estão Quatro Rodas, da Editora Abril; Auto Esporte, da Editora Globo; Motor Show, da Editora Três; e Carro, da Motor Press.
A Semana estréia nesta 5ª feira
A Editora Abril, por sua vez, leva às bancas nesta quinta-feira, dia 30, a revista A Semana. O título terá tiragem inicial de 200 mil exemplares, 52 páginas, das quais 18 são de publicidade. O lançamento de A Semana foi antecipado com exclusividade por este colunista no dia 13 de junho (leia aqui).
Novo canal de música na TV
Será colocado no ar no dia 15 de outubro o Nat Geo Music, novo canal de televisão voltado exclusivamente à música. Iniciativa da National Geographic Channels International, a atração estará inicialmente apenas no line up do sistema Sky na Itália, mas deverá ser oferecido aos assinantes de Portugal até o final deste ano. A iniciativa integra estratégia da empresa de estimular o consumo de música pelas pessoas de todo o mundo. O Nat Geo Music terá programação 24 horas que inclui exibição de videoclipes, shows ao vivo, documentários e programas de entrevistas. A partir de janeiro de 2008 ele deverá ser expandido também para outros países, inclusive o Brasil.
TV para hotéis no RJ
Foi realizado nesta segunda-feira, dia 27, no Rio Othon Palace, na capital fluminense, evento para lançar o Rio Welcome Channel (RWC), canal de televisão criado para ser transmitido inicialmente para apartamentos de mais de 70 hotéis da Cidade Maravilhosa. Iniciativa do Rio Convention & Visitors Bureau, o RWC atingirá cerca de 500 mil turistas por mês e tem programação composta por notícias fornecidas pelo portal Terra, programas de variedades, agenda cultural, dicas sobre pontos turísticos e atrações cariocas, bem como informações meteorológicas. Com investimento estimado em US$ 250 mil, o lançamento ficou a cargo da ACT Canais Indoor, empresa especializada em televisão fechada que atua em diversos shopping centers brasileiros. A venda de publicidade também ficou a cargo da ACT, sendo que o RWC já conta com Amsterdam Sauer, Petrobrás, Terra e Mentha Café entre seus anunciantes.
Por Marcelo Affini quartamidia@ccsp.com.br.