Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nair Bello não resistiu
Amigos e fãs da atriz Nair Bello, de 75 anos, prestam homenagem a ela e cumprimentam seus parentes no hall monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista, desde o início da noite desta terça-feira (17).
Nair ficou internada numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a princípio na Santa Casa de São Paulo e em seguida no Hospital Sírio-Libanês, desde 11 novembro de 2006 até o dia 13 de janeiro deste ano, quando passou à Unidade Geral Crítica deste segundo hospital.
Desde o dia 2 de março, ela respirava sem a ajuda de aparelhos. Com a resposta positiva da paciente, uma semana após o desligamento das máquinas, os médicos decidiram retirar o tubo que a auxiliava a respirar, no dia 9 de março.
No dia 16 de março, ela foi transferida para a Unidade de Cuidados Semi-Intensivos do hospital. A transferência sinalizava uma evolução no quadro clínico. Na unidade, ela recebia monitoramento de aparelhos e um "acompanhamento mais próximo da equipe de enfermagem e fisioterapia".
Em 22 de março, o boletim médico informava que ela tinha "vários momentos de consciência", reconhecia os familiares e pronunciava algumas palavras. Em processo de reabilitação motora, Nair conseguia folhear revistas e acompanhar a programação na TV, nos momentos de consciência.
No dia 30 de março, ela precisou retornar à UTI após uma arritmia cardíaca (irregularidade do ritmo cardíaco). O quadro foi revertido, e ela permaneceu consciente, internada na UTI, com o estado clínico estável. Na segunda-feira (2), o quadro agravou-se. Houve piora na função pulmonar e a atriz voltou a ficar sedade e respirar com a ajuda de aparelhos.
Nair Bello nasceu na capital paulista em 28 de abril de 1931 e começou a carreira como locutora na Rádio Excelsior, em 1949. Participou pela primeira vez de um filme em 1951: Liana, a pecadora. Nas filmagens, contracenou com a amiga e apresentadora Hebe Camargo e foi dirigida por Antonio Tibiriçá.
Ao longo da carreira, participou de nove filmes, 15 novelas e dois seriados. Fez participações especiais em diversos programas, como os humorísticos Sai de baixo e A grande família, da TV Globo.
A estréia em novelas ocorreu em Sossega leão, transmitida em 1976, pela extinta TV Tupi. A última participação ocorreu no ano passado, na novela Bang Bang, no papel da Viúva Lake.
Até a data de sua internação, Nair integrava o elenco do humorístico Zorra Total.
Com informações do www.g1.com.br