arrow_backVoltar

Classificação Econômica

Ibope e Abep revêem critérios

14.12.07

O novo Critério de Classificação Econômica Brasil 2008 (CCEB 2008) foi apresentado ao mercado essa semana, pelo Ibope Mídia e pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).


O objetivo dp CCEB é estabelecer um sistema de pontuação padronizado, objetivo e estável, que possa estimar a capacidade de consumo da população brasileira.


Entre as novidades para este ano, está a exclusão do item “aspirador de pó” do sistema de pontuação e a subdivisão da classe C nas classes C1 e C2.


Os itens que compõem o critério são nove, um a menos do que o Critério Brasil 97: número de aparelhos de TV em cores, posse de vídeo cassete ou DVD, número de rádios, número de banheiros, número de automóveis, número de empregadas domésticas mensalistas, posse de máquina de lavar roupa, posse de geladeira e freezer, além do nível de instrução do chefe de família.


A posse e a quantidade dos itens determinam a pontuação da família pesquisada. O sistema de pontuação foi estabelecido com base nos dados do Levantamento Sócio Econômico 2005, serviço do Ibope Mídia cedido à Abep, com 11 mil entrevistas domiciliares distribuídas em nove regiões metropolitanas: Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. 


Valéria Campos


Comentários

henrique - pelo que entendi: uma família A (pai, mãe e filho) que tem 1 TV 20pol 1 TV14pol, 1 geladeira 250l e 1 fusca 77 está na mesma classe que a família B (pai, mãe e filho) que tem 1 TV42 LCD 1 TV29FLAT, 1 geladeira 450L com Água na porta e 1 BMW 425i?? tipo assim: é possível duas famílias terem o mesmo número desses itens pesquisados e serem de classes bem distintas. Se o cara tem 3 carros Fusca é claro que ele jamais será de classe econômica superior àquele que tem apenas UM carro BMW, por exemplo. Meio furado isso, não?


 

Classificação Econômica

/