arrow_backVoltar

Pesquisa

Só uma em cada três empresas no Brasil é inovadora

15.10.07

Pesquisa feita pela consultoria Symnetics mostra que apenas uma em cada três empresas brasileiras é inovadora.


De acordo com o levantamento, é na indústria que o nível de inovação é maior, em torno de 40%. Esse índice cai para 30% entre as empresas do comércio e entre as prestadoras de serviços.

A Symnetics é uma consultoria que representa a ECC (Experience Co-Creation Partnership), empresa de Venkat Ramaswamy, professor de Marketing da Michigan University, nos EUA, idealizador de um modelo de inovação batizado de "co-criação".


Foram entrevistados quase cem presidentes, diretores, superintendentes e gerentes de empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviço. A amostragem permitiu extrapolar o resultado para o total de empresas nacionais.


Para a Symnetics, uma companhia inovadora tem de dispor, obrigatoriamente, de ferramentas de comunicação para captar as necessidades dos consumidores em relação aos produtos e serviços disponíveis, não apenas coletar reclamações obtidas pelo call center, mas usar as dicas que os consumidores dão a respeito de como usam (ou gostariam de usar) os produtos para criar algo novo.


A internet, por meio de canais de contato em sites e blogs, tem um papel decisivo nesse processo.

Com informações do jornal Folha de São Paulo.

Pesquisa

/