Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
No blog sobre carros híbridos da marca
O que era para ser uma ferramenta promocional criada pela agência online Lateral para promover uma marca de carros ganhou novas proporções na Inglaterra.
O blog do projeto The Hybrid Debate, clique aqui para conhecer, é uma iniciativa da fabricante de carros Lexus visando construir uma agenda, a partir da internet, que ajude a disseminar a idéia de carros híbidos, ou simplesmente bicombustíveis no vocabulário nacional. O discurso, é claro, baseia-se no pequeno purgatório publicitário chamado posicionamento sustentável de marcas.
Para ajudar a causar o boca-a-boca, agência e cliente chamaram o co-organizador do Live Aid, o músico Bob Geldof, para ser uma espécie de colaborador-mor do blog.
Entretanto, Geldof foi muito além do esperado. Ele afirmou, polidamente, que carros bicombustíveis são bacanas. Mas deixou claro que a substituição da gasolina significa praticamente nada em termos de redução de poluentes até porque, de fato, todos os carros continuam rodando por aí. Não era exatamente o que a Lexus esperava.
Coisas de internet: o músico-promoter começou a soltar mais a língua e disse que questões como energia eólica ou gerada por ondas não passam de soluções Mickey Mouse. Ele foi além e disse que a única alternativa para o planeta é a energia nuclear.
Artigo do Media Guardian comentando o tema resgata uma campanha online da GM do ano passado que passou por saia justa semelhante no campo da liberdade total junto aos usuários. Ao oferecer um menu de imagens e músicas para que os internautas criassem o novo comercial de uma camionete, através de um site, a montadora recebeu uma série de críticas de visitantes do projeto. Eles reclamavam do fato de a GM promover carros de grandes proporções, que ocupam muito espaço, e que quase sempre são movidos a diesel, combustível fóssil que contribui mais do que a média dos demais carros a gasolina para o aquecimento global.
Alisson Avila