arrow_backVoltar

Coincidência

Novo logo da Vale e calçados Vitelli

04.12.07

Leitor do Clubeonline chama atenção para o logotipo da companhia de calçados Vitelli, situada na cidade de Franca, em São Paulo. Espie o logo abaixo.


Em seguida, compare com a nova logomarca da Companhia Vale do Rio Doce, criada pela norte-americana Lippincott Mercer e sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino.


Valéria Campos


Comentários

Tiago - O novo logo da Vale tb é mto parecido com o do Banco Real. A proporção das cores é a mesma. O que vcs acham? Li em algum lugar que o logo de ambas foi feito pela mesma empresa. Alguém sabe dizer se é verdade?


A. Ermírio - Por acaso o leitor tá querendo derrubar as ações da Vale? Respeite o meu rico dinheirinho, finge que não viu, rapaz...


Alfredo - Jesuisss....pra onde vai esse mundo?


Cláudio - Na boa, esse do Vitelli não pode ser considerado "logo", horripilante. Parabéns a quem achou isso. Meu Deus.


alaelcio Andriatti junior - EH!dinho que não cria, só copia...


Stalimir - O logo da Vale é o logo da Vitelli numa versão bem mais profissional. É uma evolução.


Renan - Tb me lembrou o do banco real qdo vi. É o mesmo color code.


Lavoisier - As empresas poderiam criar slogans do tipo: - A Vale pisa fundo! - Vitelli. Um sapato que vale muito mais!


Alysson - bem se pode ou não ser considerado! talvez seja mais uma questão de gosto!.. mas que é uma Identidade Visual .. isso é! agora q parece xerox da Vitelli isso é..


duda - Copio logo existo.


Ranulfo Castro - A agencia que fez a marca, procurou no brands of the world...? Isso mostra que algumas agencias estrangeiras não prestando atenção no que é produzido no Brasil!


alx - São EXATAMENTE as cores do Real!!! Isso tem uma cara de "boa" idéia de cliente... Numa boa, se não fosse essa semelhança com o Real (não com a Vitelli), ia ser um logo duca. A tipia tb ficou meio mais ou menos... nossa... q cara de cabeça de cliente... O que me deixa mais "de cara" é a possibilidade de uma empresa do porte da Vale, que cresceu muito depois de passar pras mãos de gente super competente, uma empresa que tem personalidade forte e faz tanta coisa interessante, ter um logo que lembra tanto uma outra empresa. Ah... entendi! Já trabalhei com patrocínio esportivo e normalmente uniformes e carros assumem as cores do patrocinador. O Real tá patrocinando a Vale????? :)


Patrícia - Ambas são horríveis.........


Marquim Fonseca - Minha opinião é que o logo da Vale tem mais a ver com o tema... O grafismo do "Vale" no tôpo do cone ficou bem legal!!! abs


Emerson Donadon - Realmente tiago, quem te disse q a empresa q criou o logo do Banco Real tbem criou o logo da Vale está correto, pois foi a Lippincott Mercer em conjunto com a carduto Martino, veja só http://www.cauduromartino.com.br/clientes/abn.html, agora fica a pergunta Quanto foi que pagaram pra isso?


Dante Marinho - Seria um ctrl C ctrl V photoshopiado? VALE apena investigar....


Carlos - Como se o logo da Vale fosse lindo...


real - Igual ao Banco Real? Menos, pessoal, menos. E gente, isso acontece, coincidencia. Ou alguem acha que Lippincott foi chupar a fabrica de Franca?


Filipe - Segredinho... Já ouvi falar que o Bonequinho da Vivo é identico de uma sapataria bem antiga, mas pequena, em portugal... Nunca consegui buscar, mas se caso vocês conseguirem, coloquem aí!! Parabéns a quem achou... Acho que não importa se o logo é parecido ou não (lógico que não pode ser igual), mas o mais importante é ele cumprir com a promessa do nome e da marca que se cria!


Ike - obviamente não pode ser considerado "logo". Logo vem do grego lógos, designando "palavra". Sendo assim, a identidade da marca pode ser horripilante, quanto ao logo (palavra) é quase idêntica a da Vale (altura de x e espessura)


Helga Miethke - Mais uma vez uma respeitada empresa no Brasil recorre a escritório estrangeiro, com tantas profissionais excelentes aqui, que não criariam uma "coincidência" assim. É uma vergonha! Helga Miethke


José Netto - é só coincidência, o cara não pode ter olhado o logo da Vitelli e ter dito: - Nossa, isso é muito bom. Já sei vou fazer isso pra Vale, vai ficar show.


Listo - Tipo uma zueira!

Ricardo - O pessoal em vez de ficarem dando palpites imbecis no trabalho alheio, pq não vão fazer jus ao salário que ganham.


meida - E sobre sósias , qual é a formula ? Apenas parece , mas não é ... É ou não é ????

Alberto - Pessoal, todos os logos do mundo já foram criados. A diferenca é que agora eles estão se juntando na internet.


Ivan Caratanasov - Esse logo na verdade, é uma metamorfose veraneia. Uma nova geração de x-marcas. No minimo a criadora pensou nele na Praia Grande, depois de ter sacado uma grana no banco real e comprado um sorvete de casquinha. E ao andar degustando do mesmo, precebeu que tinha um "vale outra casquinha" em sua pazinha de madeira. Ela fora dorteada!


Thaís Kurtemback - Fuja do lugar comum, nunca aceite a primeira idéia que aparece


Jorge - Outra inspiraçao: o logo dos Voluntarios do Sangue. Mesma ideia. Feito aqui no Brasil ha mais de 10 anos. http://www.heliocosta.com.br/blog/voluntarios-do-sangue-banco-real-vale-do-rio-doce/


Carolina - Sem contar que lembra a da Lycra.


Edie Pereira - É mole ganhar 50 mil para fazer uma cópia do logo do Banco Real, deve ter sito algum estagiários que fez.


Ramon - Achei a do voluntarios do sangue mais legal. Pelo menos tem aquela gotinha de sangue junto que é show.


Glauco - Começo com o verde-amarelo. Tenho percebido essa tendencia em broduções "made in Brazil". O banco real nesse aspecto saiu na frente. Sabemos que essas cores não são exclusivas da identidade do banco, temos que prever que, nada mais natural, empreseas orgulhosamente brasileiras não tenham q se abster de utilizar-se das cores nacionais em virtude de outra, PORÉM, temos variantes que são instrumentos na hora de gerar uma ideintidad que se baseia em cores: as tonalidades. Dispomos de uma gama enorme que nos permitem fugir de erros tão valorosos como este do caso referido. No caso, além de se utilizarem das mesmas tonalidades, tomaram partido tbm da estética, ainda que bem mais sofisticada, alheia! A identidade gerada com "genes" pertinentes a outras empresas é um risco de duas mãos: Ao conhecer sua identidade, as referencias qnto a ela estarão sempre associadas, como no caso, a outra. Todos perdem algum valor empírico no processo. Podendo ser benefico se uma maior que copia uma menor, alavancando algum valor para a menor (moenor, porem a geradora da ideia) e a copiadora maior, perde valor de criação e identidade própria para a vitima do plágio. Entretanto situações como essa se tornam contúdo de mkt. Cabe para nós, tomarmos cuidados para não cairmos em situações como essa. Abço


Alexandre - Um país que gasta 50 milhões com campanha publicitária para mudar nome e logo não pode ser levado à sério.


lero lero - Pífio


Tania cabral - Ivan Caratanasov - adorei a historinha, se fosse diretora de marketing da Vale te contrataria para fazer um logo novo ... com certeza seria muito mais criativo que a dos gringos !


Jairo S Mauro - Inveja mata viu...


Beto Marques - Agora o que está em alta é o velho e bom couro. Sempre ``vale`` uma pesquisa.


Danilo - Alguém já notou que é uma fusão de idéias? É o logo da lycra de ponta cabeças, junto com a paleta de cores do real. Ainda bem q ficou uma marca bonita de se ver.


tevo duraes - Colocassem nas mãos da Helga e ponto final. Ela está mais perto e jamais faria uma bizarrisse dessas. Ambas as "logos" são infâmes, cretinas, feias e burras. tevo duraes


Eric Marques Jr - Não dá pra juntar com o logo da Copa de 2014. Sei lá, juntar a bola de vôlei, o papel higiênico e a comic sans do Rock in Rio com o Vitelli, quer dizer a Vale. Seria o pior logo do século, e olha que a gente está no comecinho.


Diretor - Eu acho q isso fui xupin total hauhauhauha


Diego - Lycra Banco Real Vitelli = Vale


José Antonio - As duas não se assemelham a saquinho de pipoca de praça do interior?


Alex - Acho que as cores estão representando muito bem o Brasil....e a nova logo da Vale está perfeita....


Gustavo - Sei que o tema é polêmico, mas vim defender os criadores da marca Banco Real, quer dizer Vale (antiga do Rio DOCE)...na verdade das duas! Gente, vamos pensar o seguinte: eles gastaram tanto fosfato, e tanto investimento na criação e desenvolvimento do conceito que o Banco Real possui, que seria uma judiação, um desperdício conceitual, jogar tudo isso fora, só pq os espanhóis resolveram extinguir a marca Banco Real! Pois bem, sabendo disso, porque não passar para a VALE toda essa brilhante estratégia e imagem já enraizada na população, que faz parte do imaginário coletivo de todos nós como uma empresa com responsabilidade econômica, social e ambiental além da sustentabilidade? Esses não seriam alguns dos valores da Vale do Rio Doce? Já que uma sairá de cena, a outra já entra aproveitando a fama!!! Ps: alguém já viu o manual da marca da VALE??? Será que também usa a tipografia Univers???


Patrícia - Na boa...pq os diretores todos arquitetos...não vão desenhar prédios? Pq os químicos não vão calcular moléculas...pq os "advogados" não vão defender suas causas...mas não...então tá né...cadê os verdadeiros publicitários e designers?! Devem estar subordinados pra variar à algum arquiteto, químico...ou coisa parecida. Oh mercadinho


Carlos - infeliz coincidência, é claro.


Carla - Gente, o que aconteceu foi uma infeliz coincidência...acredito que a VALE, junto com o escritórios de design, fizeram uma busca prévia no INPI, talvez só na categoria em que a empresa se enquandre (calçados não concorre com mineradora); Agora, algo que ninguém citou, e já ESQUECERAM (depois que acharam a marca Vitelli) é a SEMELHANÇA SUBLIMINAR E EMOCIONAL....que será demonstrada ao longo destes 4 anos de gestão de Branding da VALE.... Agora, Como fica a ÉTICA PROFISSIONAL, diante do fato dos criadores da marca VALE serem os mesmo criadores da personalidade da marca e gestão de branding do Banco Real? Que tal o ClubeOnline convidar os criativos para expor a sua justificativa sobre o fato de passar a aplicar na VALE, todo o conceito e imagem já construído e consolidade pelo Banco Real (durante tantos anos)? Acontecendo exatamente no mesmo momento que o Banco Real é vendido e sua marca deixará de existir daqui 3 anos?....Pois é exatamente o que está parecendo... afinal saiu do mesmo forno, e tem a mesma forma, sabor, aroma... e parece ser uma receita de sucesso extremamente rentável!


Nota da redação: Profissional responsável pelo desenvolvimento do logotipo da Vale, da Cauduro Martino, foi procurado pela reportagem do Clubeonline. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o porta-voz está em reunião no Rio de Janeiro e não poderá atender nossa equipe até segunda-feira (10).


AAK - e dai? a Vale deveria comprar essa vitelli e jogar no lixo.


GV - Colega RICARDO, todos temos o direito de comentar, sim, no teor que quisermos, esse desastre (aqui me refiro apenas à coincidência). Quanto às críticas, perceba que, excetuando-se alguns de nós, há milhares de profissionais competentes aqui mesmo, sem a oportunidade de mostrar talento, subempregados ou mesmo desempregados, inconformados, enquanto uma empresa que levanta a bandeira nacionalista paga milhões de dólares a alguém de fora do Brasil, que sequer assume a retificação da coincidência. 


Nota da redação: Marco Antonio Rezende, da Cauduro Martino, retornou à reportagem do Clubeonline, dizendo que não se manifestaria por razões contratuais.


SA - É mais uma prova de que "nada se cria, tudo se copia"...pena que não acautelaram a criação da nova logo, é impressionante como empresas desse porte tem seus deslizes, e como!


Valter Hara - Sem querer defender ninguém, acho difícil acreditar que empresas como Calduro ou a Lippincontt correriam o risco de plagiar alguma marca existente. Principalmente sabendo da visibilidade que causaria a mudança de marca de uma empresa notória mundialmente. Eu acredito em coincidência misturado com um pouco de negligência. Em tempo, o logotipo do Banco Real não foi criado no Brasil. O logotipo original é do ABN-AMRO Bank que já era verde-amarelo desde os anos 80 e foi adaptado pela Cauduro quando o Real foi adquirido pelo banco holandês. O que aconteceu é que a gestão da marca no Brasil (incluindo a nova identidade visual do Banco Real) agradou tanto os holandeses que eles contrataram a Cauduro para cuidar também do branding internacional.


FIH - Vamos e venhamos: a Vitelli deu uma sorte inacreditável. Vai vender sapatos como nunca, neste final de ano. A Vale, bem, acredito que para uma empresa desse porte, acostumada a lidar com questões mundiais, isto não deva ser um grande problema. Esses executivos de empresas como Petrobrás, Gerdau, Bradesco, Real, Vale etc, normalmente, têm muito mais coisas para fazer. Nas mãos de executivos como esses repousam decisões que podem definir milhares de empregos e alguns bilhões a mais ou a menos na balança comercial brasileira. Outra coisa: graças a essas grandes organizações nacionais, a educação, a saúde e o desenvolvimento regional ainda não faliram definitivamente no país. A marca da Vale, convenhamos, é uma beleza em termos de design: é suave e, ao mesmo tempo, vibrante e inspira novidade. Já entraram no site da Cauduro-Martino, ou da Lippincott-Mercer? Essas empresas simplesmente criaram algumas das mais importantes marcas históricas do país (Banespa, Natura, Lojas Riachuelo, MRN, só para citar alguns exemplos), e do mundo. Têm background de sobra. Seus profissionais estão entre os melhores do mercado mundial. O mundo do design deve muito a eles. A Lippincott-Mercer é uma das escolas de branding mundial da atualidade. Muitos designers de diversas partes do mundo gostariam de trabalhar lá. Deixemos esta discussão pífia de lado.


 

Coincidência

/