Consumo

51% valorizam ações de responsabilidade socioambiental

24.01.07

As ações de responsabilidade socioambiental são consideradas itens muito importantes no momento de decidir uma compra, pelo menos para 51% dos entrevistados, ouvidos em estudo feito pelo instituto de pesquisas TNS/ InterScience.

Na pesquisa anterior, de 2005, o mesmo item havia sido citado por 44% dos entrevistados.

Dentre o público de maior poder aquisitivo, a responsabilidade social ganha ainda mais força: foi mencionada por 72% como um item muito importante.

De acordo com a diretora de Planejamento da TNS/ InterScience, Stella Kochen, a qualidade dos produtos e o preço continuam sendo diferenciais no momento de decisão de compra, mas outros atributos pesam cada vez mais na imagem da empresa.

A pesquisa “Empresas que respeitam o consumidor” teve uma amostra de mil entrevistados, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre e foi realizada a pedido da revista Consumidor Moderno.

Também foram mencionadas empresas de vários setores que se destacam por respeitar o consumidor. Stella afirma que as mais lembradas foram as que investem em publicidade e marketing, já que a avaliação foi com base na imagem que o consumidor tem da empresa e não em sua experiência de compra.

Casas Bahia, por exemplo, maior anunciante do país, foi lembrada por 66% dos entrevistados na lista de empresas que mais respeitam o consumidor na área de varejo eletrodoméstico. Na área financeira, o Bradesco saiu na frente, apontado por 38% dos entrevistados.

Algumas empresas com ações de responsabilidade social, que divulgam intensamente suas iniciativas nessa área, ganharam destaque na pesquisa, como é o caso da Natura, mencionada por 30% dos entrevistados no segmento de higiene pessoal.

Quem freqüentemente faz campanhas ressaltando a importância do consumidor para a companhia também foi lembrado na pesquisa. É o caso da Nestlé, com 24% das citações na lista de empresas que mais respeitam o consumidor.

Consumo