arrow_backVoltar

Noel – Poeta da Vila

Filme de van Steen será exibido na Mostra

23.10.06

“Noel - Poeta da Vila” (www.noelpoetadavila.com.br) faz parte da programação da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O longa-metragem, dirigido por Ricardo van Steen, já foi exibido antes, durante o Festival do Rio, onde foi a segunda maior bilheteria entre os filmes nacionais.


Livremente inspirado no livro “Noel Rosa, uma biografia”, de João Máximo e Carlos Didier, o filme conta a história de Noel Rosa  (1910-1937), cantor e compositor de Vila Isabel (RJ), e tem em seu elenco os atores Rafael Raposo (como Noel Rosa) e Camila Pitanga (como Ceci), além de Lidiane Borges, Laura Lustosa e Rui Resende, entre outros.


Entre as canções compostas por Rosa estão "Último desejo", “Pierrô Apaixonado”, “Fita amarela” e "Três apitos".

O longa foi rodado no Rio de Janeiro e em Petrópolis.


Participam da trilha sonora nomes como Beto e Henrique Cases, Paulão 7 Cordas, Agrião, Paulinho da Aba, Pedro Miranda, Nilze Carvalho, Ovídio Brito, Aurinha, Ivete e Verinha da Portela, Tia Surica, Eduardo Galloti, Carlos Malta, Otto, Kassin e Arto Lindsay. 

Aos 17 anos, Noel Rosa é um garoto engraçado, que tem um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Estuda medicina e toca numa banda com garotos do bairro. Branco de classe média, prefere a amizade de favelados, operários e mulheres de vida fácil. Em suas andanças, conhece Ismael Silva, compositor que lhe desvenda o mundo do samba e da malandragem. Desafiado pelos novos amigos a compor sambas, Noel escreve, partindo de uma paródia do Hino Nacional, a canção “Com que roupa?”, que em pouco tempo se transforma num sucesso bombástico. Daí em diante, atravessa a Era do Rádio como um cometa, mudando os rumos da música popular brasileira.

Entre juras de amor e duelos de samba, o “Filósofo do Samba” dribla os professores, a família e até a polícia para viver uma história intensa, regada a doses de bebida e cigarros. Até que uma doença forte demais para os remédios da época vem complicar sua vida.


O roteiro é assinado por Pedro Vicente Alves Pinto. A direção de fotografia é de Paulo Vainer, produção musical de Arto Lindsay e direção musical de Luiz Filipe de Lima. Cláudio Amaral Peixoto assina a direção de arte e a produção executiva é de Marcelo Torres.

Produzido pela Movi&Art e pela Zohar Cinema, o filme conta com o patrocínio do BNDES, Petrobras, C&A, Casablanca Finish, Revista IstoÉ , Fuji Film, Brasil Telecom e Santander Banespa.
 
Ricardo já dirigiu o documentário “Um Cigarro, Mil Histórias” (1993), o curta-metragem “Com que Roupa?” (1996) – Prêmio de Melhor Fotografia em Curta-Metragem no Festival de Gramado de 1997 - e dividiu com Paula Alzugaray a direção do documentário “Tinta Fresca” (2005) - Melhor Média-Metragem na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Exibições de "Noel" na Mostra:


Dia 24 de outubro
Horário: 20h
Local: Espaço Unibanco de Cinema 1
End: Rua Augusta, 1475

Dia 25 de outubro
Horário: 21h30
Local: Unibanco Arteplex 2
End: Rua Frei Caneca, 569, 3º piso

Dia 27 de outubro
Horário: 15h10
Local: Reserva Cultural sala 2
End: Av. Paulista, 900

Dia 28 de outubro
Horário: 14h10
Local: Cine Bombril sala 1
End: Av. Paulista, 2073

Mais informações sobre o Festival: www.mostra.org



 

Noel – Poeta da Vila

/