Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Museus reclamam de medida da Prefeitura
Os museus paulistanos estão reclamando do alcance da determinação do prefeito Gilberto Kassab (PFL), de retirar outdoors, banners e totens que poluam visualmente a cidade de São Paulo.
A Prefeitura quer retirar qualquer tipo de anúncio externo, mesmo aqueles que divulgam eventos culturais, como um banner com uma bailarina, que nos convida a apreciar a exposição do mestre Degas, exibido na fachada do Masp (Museu de Arte de São Paulo). As infos são do jornal O Estado de S.Paulo.
O MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) já foi multado duas vezes, e deve ser multado pela terceira vez, em R$ 4 mil, por manter banners na parte da frente de seu edifício, na Avenida Europa. Um dos cartazes anuncia uma mostra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que será aberta no dia 3 de agosto.
A nova lei, que trata da ordenação da paisagem urbana, em São Paulo foi encaminhada pelo prefeito Kassab à Câmara Municipal de São Paulo e admite que museus possam utilizar banners ou pôsteres em suas fachadas, mas desde que suas dimensões não ultrapassem 10% de todas as fachadas.
Leia aqui a matéria completa no jornal O Estado de S.Paulo.
Comentários
henrique - num dá pra diminuir o tamanho do banner? ou aumentar o tamanho da fachada? risos. brincadeiras à parte, pelo menos o que diz respeito à cultura deveria ser preservado. pensei bem neste assunto desde que a polêmica começou, e pensava: quem vai ganhar com isso financeiramente? porque a desculpa de fazer pelo bem do cidadão (o caso dos museus está fazendo mal), sem interesses financeiros, já está batida e é muito suspeita. cheguei à conclusão que a TV, rádio, jornais e revistas terão um incremento fantástico em seus faturamentos. coincidentemente, ou não, estes meios quase não se manifestam sobre isso, apenas informam, claro. E pra completar: aprovaram uma nova lei que amplia as funções que só podem ser exercidas por jornalistas. Até arquivista e ilustrador agora terá de ser formado em jornalismo. quem ganha com isso? sei não, mas nesse mato tem coelho. Um monte de coelho, e tudo letrado. henrique@mail.com
Herbert Lima - Acho ótimo esse prefeito tomar uma decisão como essa. Principalmente porque agora vamos entrar em período eleitoral e veremos a cidade realmente poluída visualmente. Quero ver ele explicar porque banner de político pode, mas de museu não!
herbertlima@gmail.com
Renata Plumer - Mas banner de político tb não pode...nem outdoor de político pode, esse ano. Aliás, li isso aqui no Clubeonline. Faz uma busca no site e dá uma olhada, Herbert. renatinha23458@hotmail.com
Cláudia La Bella - Acho que em Museus, Teatro, enfim, locais culturais, não deveria haver restrição quanto ao tamanho do cartaz ou banner. Esta limitação é uma atitude anti-cultural. claudialb@ubbi.com.br