arrow_backVoltar

Telefonia

Nokia e Microsoft aproveitam críticas ao iPhone

04.10.07

Enquanto a Apple recebe críticas por aparentemente penalizar usuários do iPhone que baixem aplicativos de terceiros ou que desbloqueiem o aparelho para usá-lo com chips de outras operadoras, que não a AT&T, os concorrentes ampliam os esforços para mostrar ao mercado o quão abertos os seus aparelhos são a outras tecnologias.


A Nokia, por exemplo, acaba de lançar um site destacando esse fato. "Acreditamos que os melhores equipamentos não têm limites. Esse é o motivo pelo qual deixamos os parelhos NSeries abertos. Abertos a aplicações e abertos a qualquer coisa", diz a página principal do site.


Na Microsoft, a estratégia para o Windows Mobile é semelhante. "Os smartphones da Nokia rodam o sistema operacional Symbian. A melhor abordagem é criar uma plataforma de som e deixar que os parceiros a ampliem", disse Scott Rockfeld, gerente de marketing da área de comunicação móvel da Microsoft. Segundo ele, 18 mil aplicativos já foram desenvolvidos para o Windows Mobile.


Outra que segue nessa linha é a Research In Motion (RIM). Nos últimos anos a empresa vem incentivando o desenvolvimento de aplicativos para os telefones BlackBerry.


A Apple, por sua vez, adotou uma estratégia bem diferente ao lançar o iPhone com uma plataforma fechada, que só permite o desenvolvimento de aplicativos de terceiros desde que sejam baseados em seu navegador Safari, que roda no aparelho.


As infos são de Nancy Gohring, editora do IDG News Service, em Seatle.

Telefonia

/