Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nokia e Microsoft aproveitam críticas ao iPhone
Enquanto a Apple recebe críticas por aparentemente penalizar usuários do iPhone que baixem aplicativos de terceiros ou que desbloqueiem o aparelho para usá-lo com chips de outras operadoras, que não a AT&T, os concorrentes ampliam os esforços para mostrar ao mercado o quão abertos os seus aparelhos são a outras tecnologias.
A Nokia, por exemplo, acaba de lançar um site destacando esse fato. "Acreditamos que os melhores equipamentos não têm limites. Esse é o motivo pelo qual deixamos os parelhos NSeries abertos. Abertos a aplicações e abertos a qualquer coisa", diz a página principal do site.
Na Microsoft, a estratégia para o Windows Mobile é semelhante. "Os smartphones da Nokia rodam o sistema operacional Symbian. A melhor abordagem é criar uma plataforma de som e deixar que os parceiros a ampliem", disse Scott Rockfeld, gerente de marketing da área de comunicação móvel da Microsoft. Segundo ele, 18 mil aplicativos já foram desenvolvidos para o Windows Mobile.
Outra que segue nessa linha é a Research In Motion (RIM). Nos últimos anos a empresa vem incentivando o desenvolvimento de aplicativos para os telefones BlackBerry.
A Apple, por sua vez, adotou uma estratégia bem diferente ao lançar o iPhone com uma plataforma fechada, que só permite o desenvolvimento de aplicativos de terceiros desde que sejam baseados em seu navegador Safari, que roda no aparelho.
As infos são de Nancy Gohring, editora do IDG News Service, em Seatle.